Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Daniela cobra Secretaria da Mulher


Uma Secretaria Especial da Mulher para tratar de ações pró-ativas e de políticas públicas para elas, no âmbito estadual, é o que está sendo proposto pela deputada Daniela Amorim, ao Governo do Estado. Conversa preliminar, nesse sentido, já foi mantida por ela com o governador Ivo Cassol, durante périplo pelo interior do Estado iniciado na sexta-feira passada.
A idéia tomou corpo durante as comemorações do dia internacional da mulher, na quinta-feira passada, dado a carência de um órgão no Estado para tratar específico das políticas públicas da mulher. "Existe um órgão em âmbito nacional, em Porto Velho já tem a Coordenadoria das Mulheres, com status de Secretaria, e cremos na boa vontade do Governo em implantar no Estado uma estrutura que possa trabalhar ações em defesa da mulher", acredita Daniela.
Na próxima semana, ela vai entrar em contato com o Governo do Acre, onde já existe uma Secretaria da Mulher para conhecer a estrutura, experiência e ações que possam ser implantadas em Rondônia. "As  barreiras maiores, muitas vezes, estão em nós mesmas. Há espaço e temos capacidade para juntas desenvolvermos ações  em favor do universo de 49% da população formada por mulheres. Essa Secretaria se faz necessária porque a única capital brasileira que não tem ainda uma Casa Abrigo para as mulheres, é a nossa. Sem contar com a ausência de tantas outras ações e políticas voltadas em defesa da mulher", justifica a deputada.
Ainda em defesa da estrutura especial, ela argumenta que mesmo o avanço obtido com a lei Maria da Penha – que pune com mais rigor agressão praticada contra a mulher – em Rondônia as estatísticas da violência contra a mulher ainda é alarmante. Segundo levantamento da Delegacia da Mulher, de janeiro para cá já foram registradas 700 ocorrências.
Esses dados, de acordo com Daniela Amorim, mais as carências de ações efetivas para as mulheres justificam a criação da Secretaria. "Estamos vendo uma forma, em nosso projeto, de não criar ônus para o Estado, mas  é mais do que hora de se ter uma estrutura voltada ao desenvolvimento de ações e de políticas concretas para a mulher e, nosso mandato, será dedicado a essa causa. Um lema muito importante ficou para todas nós mulheres, nessa semana: temos que acolher as diferenças, mas não podemos acolher as desigualdades", defende a deputada.

Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)