Terça-feira, 10 de agosto de 2010 - 12h29
A vinda do presidente Lula a Rondônia é anunciada com muita expectativa, pois goza ele de muito prestígio em terras rondonienses, principalmente com o andamento da maior obra do Governo Federal no momento, o projeto hidrelétrico das usinas de Jirau e Santo Antonio, construídas no Rio Madeira, que promovem mudanças estruturais ao município de Porto Velho e ao Estado de Rondônia.
Paralelo à construção da usinas vive-se também a expectativa da conclusão do processo de transferência de milhares de servidores estaduais aos quadros da União, conforme determina a Emenda Constitucional 60/2009.
Os parlamentares rondonienses e os dirigentes sindicais ligados aos servidores públicos fizeram um grande trabalho ao convencer literalmente o Brasil a ajudar Rondônia, levando o Congresso Nacional a votar de forma definitiva o instrumento legal que beneficia os barnabés que serão transferidos ao serviço público federal.
A parte mais difícil já foi realizada, mas o setor burocrático do Governo Federal, que sempre foi contrário à Emenda Constitucional 60/2009, está criando obstáculos para sua concretização, levantando dúvidas sobre o direito dos servidores inativos, demorando na criação da comissão de enquadramento e outras atitudes que desanima os rondonienses ligados ao serviço público.
A demora na conclusão do processo iniciado com a aprovação da EC/60, pelo fato de estarmos dentro do processo eleitoral, está sendo usada pela oposição contra os aliados locais ao Presidente Lula, causando-lhes sérios prejuízos.
Espera-se que Lula traga na comitiva presidencial uma senhora já conhecida por aqui pelo nome de “transposição”. Os servidores estaduais e as candidaturas governistas agradecem.
*Advogado e dirigente do SINDSEF (Artigo publicado originalmente no site Rondoniadinamica).
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)