Quarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cursos Profissionalizantes nos presídios de Porto Velho com recursos do FAT



O Governo de Rondônia iniciou nesta segunda-feira (16) na Penitenciária Feminina e na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, ambas do regime fechado em Porto Velho, cursos de capacitação para os reeducandos. No feminino, são 36 apenadas se qualificando nas áreas de Corte e Costura, e Manicure e Pedicure. Já 19 presos cursam pela primeira vez o Curso de Eletricidade Predial e Residencial no Edvan Mariano.

As especializações, que estão sendo executadas por profissionais do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Rondônia (Sintracom), é fruto de convênio firmado entre o Estado e o Ministério do Trabalho e Emprego com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) entra como gestora do convênio.

De acordo com Raimunda dos Santos, coordenadora de Qualificação da Sedes, os cursos de Corte e Costura, e Manicure e Pedicure terão 200 e 250 horas de carga horária, respectivamente. "Será uma iniciação com técnicas básicas para fazer a unha da mão e do pé, decoração das mesmas, e Corte e Costura", explicou. Já na Unidade Masculina, serão 200 horas.

Raimunda revelou que os profissionais estarão não somente ensinando teoria e prática específicas, mas também tratando de cidadania, ética e relacionamento interpessoal.

No Edvan Mariano, o secretário Adjunto de Justiça de Rondônia, Gabriel Tomasete, participou da aula-inaugural do Curso de Eletricidade e destacou a importância da capacitação no momento de desenvolvimento que vive o estado. "Com a construção civil em alta, devido aos grandes investimentos, estes futuros profissionais terão boas chances para se firmar no mercado de trabalho quando ganharem a liberdade", afirmou Tomasete ao dizer também que esta ação vai ajudar na diminuição da violência e no combate ao desemprego, algumas das políticas prioritárias do governador Ivo Cassol.

"Estes são os tipos de capacitação que buscamos para o Sistema Prisional, onde visamos não somente o crescimento profissional, mas também o pessoal", complementou a assessora de Reinserção Social da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Silvana Fagundes.

Durante a realização dos cursos, com 8 horas diárias para cada turma, os alunos ganharão o benefício de um lanche nos dois períodos do dia. Ao final da capacitação, haverá formatura e entrega de certificados.

Fonte: Luiz Alexandre

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)