Quinta-feira, 19 de maio de 2011 - 15h23
Servidores da prefeitura de Porto Velho lotados na Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) estão participando de curso em práticas aplicadas ao georreferenciamento. O curso começou na quarta feira (18) e se estende até sexta (20). As aulas são ministradas na Funescola, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.
De acordo com a secretária-adjunta da Semur, Mônica Carvalho, o curso é uma contrapartida da empresa que vendeu os equipamentos de georreferenciamento para o Município. A prefeitura comprou da fornecedora um sistema GPS para levantamentos cinemáticos em tempo real (RTK) estáticos e cinemáticos pós-processados, com comunicação via Bluetooth composto por GNSS, e também estação total de topografia, modelo CTS-3007 com acessórios.
O geógrafo Marcos Camilo Panisson e o técnico em geomensura Gutto Martins Neves, funcionários da empresa que vendeu os equipamentos para a prefeitura estão ministrando aulas teóricas e práticas aos funcionários da Semur. O objetivo é fazer com que os servidores conheçam cada componente e como eles devem ser usados na prática, como forma de otimizar e agilizar as ações da Semur no processo de regularização fundiária em Porto Velho.
Mônica destacou que se trata de equipamentos de última geração em tecnologia. Com eles, haverá mais rapidez, qualidade e precisão nos serviços prestados. “Quem sai ganhando com isso é a população de uma forma em geral, principalmente aqueles que estão no processo de regularização fundiária, que receberão os títulos dos lotes com maior brevidade. O Município também ganha, na medida em que amplia sua capacidade de bem atender a comunidade”, afirmou.
Utilidade
Conforme a secretária, o sistema GPS para levantamentos cinemáticos em tempo real (RTK) opera via satélite e faz a leitura das coordenadas geográficas de forma rápida e precisa. Ele é ideal para fazer o georreferenciamento em grandes áreas, como bairros inteiros e glebas. Já a estação total, embora também seja de alta tecnologia, será utilizado para o trabalho em pequenas áreas de terra.
Ambos os aparelhos serão utilizados pelos técnicos da Semur tão logo termine o curso de capacitação. O local escolhido é o bairro Fortaleza, próximo ao Hospital Cemetron, onde os moradores serão beneficiados com o programa de regularização fundiária da prefeitura. Foram investidos R$ 135.749,00 na aquisição dos equipamentos.
Fonte: Augusto José
Fotos: Frank Néry
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado