Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso sobre reforma da previdência entra na segunda fase


Lúcio Albuquerque

Começa nesta quinta-feira a segunda fase do curso "Reforma Previdenciária no Serviço Público", promovido pela Associação dos Profissionais em Auditoria e Controle Externo (APCE) do Tribunal de Contas rondoniense, com apoio do próprio Tribunal. Na fase iniciada segunda-feira e encerrada nesta quarta, o curso foi aplicado a técnicos de órgãos das administrações direta e indireta do Estado e dos municípios, e a partir desta quinta tendo como alunos apenas servidores do próprio Tribunal.

Segundo o presidente da APCE, Jorge Eurico de Aguiar, o objetivo do curso é oferecer informações sobre as reformas previdenciárias para os servidores do Estado, da Assembléia Legislativa, do Ministério Público, das Prefeituras e Câmaras Municipais que trabalhem com os setores contábeis, jurídicos, financeiros e que têm entre suas obrigações receber, informar e calcular aposentadorias e pensões. "Com isso, em médio prazo, nós que fazemos as auditorias nestes órgãos encontraremos um número menor de erros nos processos", diz Jorge Eurico.

O curso sobre a reforma da previdência está sendo ministrado pelo professor Maurício Roberto de Souza Benedito, diretor de Previdência Social da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado do Pernambuco. Durante o treinamento, a maioria das dúvidas se dá sobre qual regra está valendo, pois a Previdência Social sofreu duas reformas em cinco anos, uma em 1998 e outra em 2003.

"Quando tratamos da questão previdenciária no país temos de verificar cada caso para saber qual regra se aplica ao servidor interessado. Temos três blocos de regras: o direito adquirido, a regra de transição e as regras atuais. Ao verificar a data em que foi solicitado o benefício, deve ser observado qual das regras se aplica", explica o professor Maurício.

Outra dúvida bastante freqüente, citada pelo instrutor, é quanto à mudança das fórmulas de cálculo das aposentadorias e pensões e os critérios do valor de cada remuneração. "Alguns têm direito ao pagamento integral do benefício e outros ao valor proporcional de acordo com vários critérios, como tempo de contribuição e idade".

Para Maurício, a questão da previdência "causa sempre um impacto social, pois o déficit existente entre o que se arrecada do trabalhador, do empregador e da sociedade é pago pela União, que busca os recursos na coleta de impostos. O déficit da Previdência que o Governo cobre mensalmente é superior aos recursos aplicados na Saúde, na Educação e na Segurança", finalizou.  

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)