Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso sobre reforma da previdência entra na segunda fase


Lúcio Albuquerque

Começa nesta quinta-feira a segunda fase do curso "Reforma Previdenciária no Serviço Público", promovido pela Associação dos Profissionais em Auditoria e Controle Externo (APCE) do Tribunal de Contas rondoniense, com apoio do próprio Tribunal. Na fase iniciada segunda-feira e encerrada nesta quarta, o curso foi aplicado a técnicos de órgãos das administrações direta e indireta do Estado e dos municípios, e a partir desta quinta tendo como alunos apenas servidores do próprio Tribunal.

Segundo o presidente da APCE, Jorge Eurico de Aguiar, o objetivo do curso é oferecer informações sobre as reformas previdenciárias para os servidores do Estado, da Assembléia Legislativa, do Ministério Público, das Prefeituras e Câmaras Municipais que trabalhem com os setores contábeis, jurídicos, financeiros e que têm entre suas obrigações receber, informar e calcular aposentadorias e pensões. "Com isso, em médio prazo, nós que fazemos as auditorias nestes órgãos encontraremos um número menor de erros nos processos", diz Jorge Eurico.

O curso sobre a reforma da previdência está sendo ministrado pelo professor Maurício Roberto de Souza Benedito, diretor de Previdência Social da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado do Pernambuco. Durante o treinamento, a maioria das dúvidas se dá sobre qual regra está valendo, pois a Previdência Social sofreu duas reformas em cinco anos, uma em 1998 e outra em 2003.

"Quando tratamos da questão previdenciária no país temos de verificar cada caso para saber qual regra se aplica ao servidor interessado. Temos três blocos de regras: o direito adquirido, a regra de transição e as regras atuais. Ao verificar a data em que foi solicitado o benefício, deve ser observado qual das regras se aplica", explica o professor Maurício.

Outra dúvida bastante freqüente, citada pelo instrutor, é quanto à mudança das fórmulas de cálculo das aposentadorias e pensões e os critérios do valor de cada remuneração. "Alguns têm direito ao pagamento integral do benefício e outros ao valor proporcional de acordo com vários critérios, como tempo de contribuição e idade".

Para Maurício, a questão da previdência "causa sempre um impacto social, pois o déficit existente entre o que se arrecada do trabalhador, do empregador e da sociedade é pago pela União, que busca os recursos na coleta de impostos. O déficit da Previdência que o Governo cobre mensalmente é superior aos recursos aplicados na Saúde, na Educação e na Segurança", finalizou.  

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)