Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso sobre reforma da previdência entra na segunda fase


Lúcio Albuquerque

Começa nesta quinta-feira a segunda fase do curso "Reforma Previdenciária no Serviço Público", promovido pela Associação dos Profissionais em Auditoria e Controle Externo (APCE) do Tribunal de Contas rondoniense, com apoio do próprio Tribunal. Na fase iniciada segunda-feira e encerrada nesta quarta, o curso foi aplicado a técnicos de órgãos das administrações direta e indireta do Estado e dos municípios, e a partir desta quinta tendo como alunos apenas servidores do próprio Tribunal.

Segundo o presidente da APCE, Jorge Eurico de Aguiar, o objetivo do curso é oferecer informações sobre as reformas previdenciárias para os servidores do Estado, da Assembléia Legislativa, do Ministério Público, das Prefeituras e Câmaras Municipais que trabalhem com os setores contábeis, jurídicos, financeiros e que têm entre suas obrigações receber, informar e calcular aposentadorias e pensões. "Com isso, em médio prazo, nós que fazemos as auditorias nestes órgãos encontraremos um número menor de erros nos processos", diz Jorge Eurico.

O curso sobre a reforma da previdência está sendo ministrado pelo professor Maurício Roberto de Souza Benedito, diretor de Previdência Social da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado do Pernambuco. Durante o treinamento, a maioria das dúvidas se dá sobre qual regra está valendo, pois a Previdência Social sofreu duas reformas em cinco anos, uma em 1998 e outra em 2003.

"Quando tratamos da questão previdenciária no país temos de verificar cada caso para saber qual regra se aplica ao servidor interessado. Temos três blocos de regras: o direito adquirido, a regra de transição e as regras atuais. Ao verificar a data em que foi solicitado o benefício, deve ser observado qual das regras se aplica", explica o professor Maurício.

Outra dúvida bastante freqüente, citada pelo instrutor, é quanto à mudança das fórmulas de cálculo das aposentadorias e pensões e os critérios do valor de cada remuneração. "Alguns têm direito ao pagamento integral do benefício e outros ao valor proporcional de acordo com vários critérios, como tempo de contribuição e idade".

Para Maurício, a questão da previdência "causa sempre um impacto social, pois o déficit existente entre o que se arrecada do trabalhador, do empregador e da sociedade é pago pela União, que busca os recursos na coleta de impostos. O déficit da Previdência que o Governo cobre mensalmente é superior aos recursos aplicados na Saúde, na Educação e na Segurança", finalizou.  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)