Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso qualifica servidores sobre destinação adequada do lixo


 
A Prefeitura de Porto Velho está qualificando um grupo de 31 servidores para atuar junto aos projetos ambientais de destinação adequada de resíduos sólidos e orgânicos desenvolvidos no município. O curso ocorreu na quarta feira, na sede da Uniron, no Porto Velho Shopping, numa parceria da Funescola - Fundação Escola do Servidor Público de Porto Velho - com a Iobe Super, empresa que presta qualificação profissional em todo o Brasil.

Os servidores que participaram do curso atuam nas secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Administração (Semad) e Serviços Básicos (Semusb). A ideia é aplicar os ensinamentos ao Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos, que vem sendo implantado na Capital, conforme determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em agosto do ano passado pelo Governo Federal.

A aula foi ministrada pelo advogado e consultor de empresas Auro de Quadros Machado. “Os municípios têm sua responsabilidade ambiental e todos devem entender que o lançamento inadequado de lixo é crime”, explicou.

Segundo a diretora executiva da Funescola, Miriam de Amorim Brelaz, cursos de capacitação como esse são importantes para que os servidores estejam cientes da importância de se saber dar o destino certo ao lixo, e também saibam como proceder em atividades como a fiscalização.

Em Porto Velho, a Sema mantém dois projetos-piloto de reciclagem nos bairros Alphavile e Rio Candeias, com campanhas para o recolhimento do lixo de forma separada – seco e orgânico. No Lixão da Vila Princesa, também há um projeto de separação e reciclagem.

Na Semusb, equipes atuam na fiscalização sobre o lixo descartado pelas empresas, comércio e comunidade. A fiscal Silene Lima, 35 anos, foi uma das servidoras a participar do curso. “É importante manter a cidade limpa. Em Porto Velho, as pessoas ainda não têm essa cultura de separar o lixo. Por isso, é preciso também que haja, além da fiscalização, educação ambiental”, lembrou ela. Na Semusb, a fiscalização gera cerca de 20 a 30 processos administrativos por mês, atendendo denúncias de lixo depositado de forma irregular em local impróprio.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)