Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso mostra a força eleitoral da TV Legislativa


A força eleitoral das TVs Legislativas – tanto as do Senado, Câmara dos Deputados e das que existem em 21 Assembléias Legislativas e 30 Câmaras Municipais no Brasil – foi estudada na última sexta-feira (11) em Porto Velho, na Escola do Legislativo, pelos jornalistas que estão participando do Curso de Introdução ao Jornalismo Legislativo, realizado em parceria com o Instituto Interlegis, do Senado.

Num documentário da TV Senado, mostrado aos participantes do curso, o senador – Pedro Simon, do Rio Grande do Sul – declara ter sido reeleito através da transmissão ao vivo de sua atividade parlamentar pela TV Senado.

Presidentes de Assembléias Legislativas de vários Estados dizem, nesse documentário, que a partir do funcionamento da TV Assembléia nunca mais ocorreu falta de quórum para as sessões e agora todos os deputados se preocupam em usar a tribuna – porque sabem que a sessão está sendo transmitida ao vivo pela televisão e o eleitor está avaliando o desempenho de cada um.

O instrutor do curso,  jornalista em mestre da Universidade Nacional de Brasília, Luiz Carlos Santana de Freitas, ensinou que, além da influência política, da ampla e irrestrita divulgação da atividade parlamentar e da aproximação entre o político e o povo, as TVs Legislativas são a melhor forma de o político se garantir da manipulação, ocultação e inversão de notícias a seu respeito feitos por veículos de comunicação inimigos.

A grande maioria das TVs Assembléias ou TVs Câmaras Municipais no Brasil são sintonizadas por assinatura de TV a cabo. Mas, a lei que regulamenta o funcionamento da televisão a cabo exige que a empresa inclua desde seu pacote básico de assinatura os canais legislativos decodificados e gratuitos.

Freitas informou que vários Estados estão se mobilizando para que suas TVs Assembléias funcionem em canal aberto – que possam ser sintonizadas como qualquer outra – e seis já transmitem dessa forma: as das Assembléias Legislativas em Manaus, Fortaleza, Maceió, Salvador, João Pessoa e Rio de Janeiro.

Fonte: Nelson Townes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)