Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso mostra a força eleitoral da TV Legislativa


A força eleitoral das TVs Legislativas – tanto as do Senado, Câmara dos Deputados e das que existem em 21 Assembléias Legislativas e 30 Câmaras Municipais no Brasil – foi estudada na última sexta-feira (11) em Porto Velho, na Escola do Legislativo, pelos jornalistas que estão participando do Curso de Introdução ao Jornalismo Legislativo, realizado em parceria com o Instituto Interlegis, do Senado.

Num documentário da TV Senado, mostrado aos participantes do curso, o senador – Pedro Simon, do Rio Grande do Sul – declara ter sido reeleito através da transmissão ao vivo de sua atividade parlamentar pela TV Senado.

Presidentes de Assembléias Legislativas de vários Estados dizem, nesse documentário, que a partir do funcionamento da TV Assembléia nunca mais ocorreu falta de quórum para as sessões e agora todos os deputados se preocupam em usar a tribuna – porque sabem que a sessão está sendo transmitida ao vivo pela televisão e o eleitor está avaliando o desempenho de cada um.

O instrutor do curso,  jornalista em mestre da Universidade Nacional de Brasília, Luiz Carlos Santana de Freitas, ensinou que, além da influência política, da ampla e irrestrita divulgação da atividade parlamentar e da aproximação entre o político e o povo, as TVs Legislativas são a melhor forma de o político se garantir da manipulação, ocultação e inversão de notícias a seu respeito feitos por veículos de comunicação inimigos.

A grande maioria das TVs Assembléias ou TVs Câmaras Municipais no Brasil são sintonizadas por assinatura de TV a cabo. Mas, a lei que regulamenta o funcionamento da televisão a cabo exige que a empresa inclua desde seu pacote básico de assinatura os canais legislativos decodificados e gratuitos.

Freitas informou que vários Estados estão se mobilizando para que suas TVs Assembléias funcionem em canal aberto – que possam ser sintonizadas como qualquer outra – e seis já transmitem dessa forma: as das Assembléias Legislativas em Manaus, Fortaleza, Maceió, Salvador, João Pessoa e Rio de Janeiro.

Fonte: Nelson Townes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)