Sábado, 12 de maio de 2007 - 18h01
A força eleitoral das TVs Legislativas tanto as do Senado, Câmara dos Deputados e das que existem em 21 Assembléias Legislativas e 30 Câmaras Municipais no Brasil foi estudada na última sexta-feira (11) em Porto Velho, na Escola do Legislativo, pelos jornalistas que estão participando do Curso de Introdução ao Jornalismo Legislativo, realizado em parceria com o Instituto Interlegis, do Senado.
Num documentário da TV Senado, mostrado aos participantes do curso, o senador Pedro Simon, do Rio Grande do Sul declara ter sido reeleito através da transmissão ao vivo de sua atividade parlamentar pela TV Senado.
Presidentes de Assembléias Legislativas de vários Estados dizem, nesse documentário, que a partir do funcionamento da TV Assembléia nunca mais ocorreu falta de quórum para as sessões e agora todos os deputados se preocupam em usar a tribuna porque sabem que a sessão está sendo transmitida ao vivo pela televisão e o eleitor está avaliando o desempenho de cada um.
O instrutor do curso, jornalista em mestre da Universidade Nacional de Brasília, Luiz Carlos Santana de Freitas, ensinou que, além da influência política, da ampla e irrestrita divulgação da atividade parlamentar e da aproximação entre o político e o povo, as TVs Legislativas são a melhor forma de o político se garantir da manipulação, ocultação e inversão de notícias a seu respeito feitos por veículos de comunicação inimigos.
A grande maioria das TVs Assembléias ou TVs Câmaras Municipais no Brasil são sintonizadas por assinatura de TV a cabo. Mas, a lei que regulamenta o funcionamento da televisão a cabo exige que a empresa inclua desde seu pacote básico de assinatura os canais legislativos decodificados e gratuitos.
Freitas informou que vários Estados estão se mobilizando para que suas TVs Assembléias funcionem em canal aberto que possam ser sintonizadas como qualquer outra e seis já transmitem dessa forma: as das Assembléias Legislativas em Manaus, Fortaleza, Maceió, Salvador, João Pessoa e Rio de Janeiro.
Fonte: Nelson Townes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple