Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso de formação: Profissionais da Funasa discutem ‘o agir comunicativo’


 
Refletir sobre a necessidade do agir comunicativo no enfrentamento da política de saúde pública na sociedade contemporânea foi o principal objetivo das exposições e debates ocorridos hoje (22) durante o ‘Curso de Formação de Educadores em Saúde’, que está sendo realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no auditório da sede da coordenação regional da instituição, em Porto Velho.

Segundo a coordenadora regional da Funasa do Piauí e instrutora do curso, Danda Oliveira, o agir comunicativo corresponde à relação que existe entre as pessoas, tendo como foco o esclarecimento da realidade, e como base o diálogo entre os diferentes sujeitos que compõe o contexto da prática educativa. “Debater deste tema, se faz necessário para que os educadores possam perceber novas possibilidades em ações práticas, a partir de um referencial que leve a emancipação e transformação do sujeito”, destacou a servidora fundação.

Para a técnica em assuntos educacionais da Coordenação Regional da Funasa do Maranhão (Core-MA), Daniele Queiroz Carneiro, o tema é importante por instrumentalizar os profissionais da área, na medida em que oferece a oportunidade de discutir, repensar e fortalecer a prática. De acordo com a participante do curso, “a discussão abre espaço para o diálogo da realidade, não só no campo cientifico e técnico, mas também no do saber popular”.

A técnica da Coordenação Regional da Funasa do Amapá (Core-AP), Girlene Picanço afirmou que o agir comunicativo leva os profissionais a repensar a dinâmica do trabalho que desenvolvem, na perspectiva de suas realidades. Ao falar sobre tema em discussão, a servidora lembrou que este é o momento onde cada profissional deve se questionar “se realmente está intermediando, interagindo, integrando e dialogando com qualidade e satisfação, sobre a real necessidade dos indivíduos, com os quais trabalhamos”.

De acordo com programa do curso que prossegue até o dia primeiro de outubro, os participantes desta turma denominada Paulo Freire estarão discutindo hoje (23) questões relacionadas às ‘Redes Sociais’.

Fonte: Júlio Aires
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)