Quarta-feira, 22 de setembro de 2010 - 16h35
Refletir sobre a necessidade do agir comunicativo no enfrentamento da política de saúde pública na sociedade contemporânea foi o principal objetivo das exposições e debates ocorridos hoje (22) durante o ‘Curso de Formação de Educadores em Saúde’, que está sendo realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no auditório da sede da coordenação regional da instituição, em Porto Velho.
Segundo a coordenadora regional da Funasa do Piauí e instrutora do curso, Danda Oliveira, o agir comunicativo corresponde à relação que existe entre as pessoas, tendo como foco o esclarecimento da realidade, e como base o diálogo entre os diferentes sujeitos que compõe o contexto da prática educativa. “Debater deste tema, se faz necessário para que os educadores possam perceber novas possibilidades em ações práticas, a partir de um referencial que leve a emancipação e transformação do sujeito”, destacou a servidora fundação.
Para a técnica em assuntos educacionais da Coordenação Regional da Funasa do Maranhão (Core-MA), Daniele Queiroz Carneiro, o tema é importante por instrumentalizar os profissionais da área, na medida em que oferece a oportunidade de discutir, repensar e fortalecer a prática. De acordo com a participante do curso, “a discussão abre espaço para o diálogo da realidade, não só no campo cientifico e técnico, mas também no do saber popular”.
A técnica da Coordenação Regional da Funasa do Amapá (Core-AP), Girlene Picanço afirmou que o agir comunicativo leva os profissionais a repensar a dinâmica do trabalho que desenvolvem, na perspectiva de suas realidades. Ao falar sobre tema em discussão, a servidora lembrou que este é o momento onde cada profissional deve se questionar “se realmente está intermediando, interagindo, integrando e dialogando com qualidade e satisfação, sobre a real necessidade dos indivíduos, com os quais trabalhamos”.
De acordo com programa do curso que prossegue até o dia primeiro de outubro, os participantes desta turma denominada Paulo Freire estarão discutindo hoje (23) questões relacionadas às ‘Redes Sociais’.
Fonte: Júlio Aires
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho
O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)