Porto Velho (RO) sábado, 15 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Política

Curso de capacitação para mulheres


Com objetivo de atender 150 mulheres dos bairros São Sebastião I e II, Nacional, Pedrinhas, Balsa e Costa e Silva, localizados na zona norte da Capital, foi proferida nesta sexta-feira (31) a aula inaugural do curso de capacitação de mulheres, promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico (Semdes) e Coordenadoria de Mulheres.

O evento foi realizado na Escola Municipal Semente do Araçá, no bairro São Sebastião I, com as presenças da primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, deputado federal Eduardo Valverde, secretária Benedita Nascimento (Semas), Mara Regina (Coordenadoria de Mulheres), Carlos Oliveira, diretor do Departamento de Trabalho da Semdes e Clodomir Santos de Moraes, do Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo.

A meta é oferecer cursos visando proporcionar o ingresso das mulheres no mercado de trabalho e a geração de renda. Estão à disposição da comunidade cursos de panificação, técnico em alimentação, cabeleireiros, estética, manicure e pedicure, e corte e costura, todos com duração de 45 dias. Além dos cursos, serão ministradas noções básicas nas áreas de gestão administrativa, planejamento, contabilidade e vendas. Somente neste ano, a prefeitura já capacitou 1100 pessoas, entre as quais 200 mulheres.

Mara Regina, coordenadora de mulheres, informou que o primeiro curso foi realizado em 2005 e culminou com a criação da primeira cooperativa de mulheres do Estado (Uniart) e o segundo, foi efetuado na zona leste, no Centro Social Madre Mazzarello. Vale também salientar o Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), que já beneficiou mais de 10 mil jovens através do Juventude Cidadã e Pró-Jovem.

A primeira dama Lucilene Peixoto manifestou sua satisfação em estar diante de uma platéia formada exclusivamente por mulheres em busca de suas realizações pessoais. "Lembro a todas que o prefeito Roberto Sobrinho não tem medido esforços para a valorização do espaço feminino rumo a inclusão social das mulheres, seja em forma de cooperativas ou associações," disse.

O deputado federal Eduardo Valverde sublinhou que são 500 anos de desigualdades e que nós temos a obrigação de transformar numa sociedade mais igual. "Esta é uma de nossas principais batalhas. Queremos nossas mulheres economicamente independentes e para tanto os governos do presidente Lula e do prefeito Roberto Sobrinho tem implantado políticas públicas para reverter esta situação", complementou Valverde, que juntamente com recursos da prefeitura liberou verba de emenda parlamentar para custear os cursos.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher

Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher

Um aumento alarmante nos casos de doenças cardiovasculares em mulheres chama atenção das sociedades médicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardi

Em Vilhena, presidente Alex Redano participa do lançamento de programas do Governo

Em Vilhena, presidente Alex Redano participa do lançamento de programas do Governo

Vilhena é mais um município a receber o programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, através de termo de cooperação com a prefeitura. O presidente d

Presidente Alex Redano participa do lançamento do Tchau Poeira em Pimenta Bueno

Presidente Alex Redano participa do lançamento do Tchau Poeira em Pimenta Bueno

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) participou nesta quinta-feira (13), em Pimenta Bueno, da solenidade de lançamento

Câmara aprova proposta liderada por Mariana Carvalho sobre superendividamento dos consumidores

Câmara aprova proposta liderada por Mariana Carvalho sobre superendividamento dos consumidores

A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que trata do superendividamento dos consumidores brasileiros. A tramitação do PL 3515/15 foi liderada pela