Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Curso de capacitação para mulheres


Com objetivo de atender 150 mulheres dos bairros São Sebastião I e II, Nacional, Pedrinhas, Balsa e Costa e Silva, localizados na zona norte da Capital, foi proferida nesta sexta-feira (31) a aula inaugural do curso de capacitação de mulheres, promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico (Semdes) e Coordenadoria de Mulheres.

O evento foi realizado na Escola Municipal Semente do Araçá, no bairro São Sebastião I, com as presenças da primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, deputado federal Eduardo Valverde, secretária Benedita Nascimento (Semas), Mara Regina (Coordenadoria de Mulheres), Carlos Oliveira, diretor do Departamento de Trabalho da Semdes e Clodomir Santos de Moraes, do Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo.

A meta é oferecer cursos visando proporcionar o ingresso das mulheres no mercado de trabalho e a geração de renda. Estão à disposição da comunidade cursos de panificação, técnico em alimentação, cabeleireiros, estética, manicure e pedicure, e corte e costura, todos com duração de 45 dias. Além dos cursos, serão ministradas noções básicas nas áreas de gestão administrativa, planejamento, contabilidade e vendas. Somente neste ano, a prefeitura já capacitou 1100 pessoas, entre as quais 200 mulheres.

Mara Regina, coordenadora de mulheres, informou que o primeiro curso foi realizado em 2005 e culminou com a criação da primeira cooperativa de mulheres do Estado (Uniart) e o segundo, foi efetuado na zona leste, no Centro Social Madre Mazzarello. Vale também salientar o Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), que já beneficiou mais de 10 mil jovens através do Juventude Cidadã e Pró-Jovem.

A primeira dama Lucilene Peixoto manifestou sua satisfação em estar diante de uma platéia formada exclusivamente por mulheres em busca de suas realizações pessoais. "Lembro a todas que o prefeito Roberto Sobrinho não tem medido esforços para a valorização do espaço feminino rumo a inclusão social das mulheres, seja em forma de cooperativas ou associações," disse.

O deputado federal Eduardo Valverde sublinhou que são 500 anos de desigualdades e que nós temos a obrigação de transformar numa sociedade mais igual. "Esta é uma de nossas principais batalhas. Queremos nossas mulheres economicamente independentes e para tanto os governos do presidente Lula e do prefeito Roberto Sobrinho tem implantado políticas públicas para reverter esta situação", complementou Valverde, que juntamente com recursos da prefeitura liberou verba de emenda parlamentar para custear os cursos.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia se reúne para deliberar projetos

Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia se reúne para deliberar projetos

A Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia se reuniu nesta terça-feira (24), no plenarinho 2 da Assembleia Legislativa para deliberar sob

Aplicar recursos na educação é investir no crescimento do nosso Estado, afirma Alex RedanoP

Aplicar recursos na educação é investir no crescimento do nosso Estado, afirma Alex RedanoP

Cuidar da educação não é somente oferecer uma sala de aula e pagar professores, mas muito mais do que isso é oferecer condições adequadas e equipar as

Sargento Eyder Brasil contribuiu para a política de Regularização Fundiária no estado

Sargento Eyder Brasil contribuiu para a política de Regularização Fundiária no estado

O deputado Sargento Eyder Brasil (PSL) celebrou durante sessão extraordinária de quarta-feira (18), a aprovação do Projeto de Lei 481/2020, de autor

Vereadora Cristiane Lopes é autora de Leis importantíssimas para os cidadãos portovelhenses.

Vereadora Cristiane Lopes é autora de Leis importantíssimas para os cidadãos portovelhenses.

Cristiane Lopes (progressistas), teve diversas leis de sua autoria sancionadas durante esses quase quatro anos de mandato. A partir de agora são obr