Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso de capacitação para mulheres


Com objetivo de atender 150 mulheres dos bairros São Sebastião I e II, Nacional, Pedrinhas, Balsa e Costa e Silva, localizados na zona norte da Capital, foi proferida nesta sexta-feira (31) a aula inaugural do curso de capacitação de mulheres, promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico (Semdes) e Coordenadoria de Mulheres.

O evento foi realizado na Escola Municipal Semente do Araçá, no bairro São Sebastião I, com as presenças da primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, deputado federal Eduardo Valverde, secretária Benedita Nascimento (Semas), Mara Regina (Coordenadoria de Mulheres), Carlos Oliveira, diretor do Departamento de Trabalho da Semdes e Clodomir Santos de Moraes, do Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo.

A meta é oferecer cursos visando proporcionar o ingresso das mulheres no mercado de trabalho e a geração de renda. Estão à disposição da comunidade cursos de panificação, técnico em alimentação, cabeleireiros, estética, manicure e pedicure, e corte e costura, todos com duração de 45 dias. Além dos cursos, serão ministradas noções básicas nas áreas de gestão administrativa, planejamento, contabilidade e vendas. Somente neste ano, a prefeitura já capacitou 1100 pessoas, entre as quais 200 mulheres.

Mara Regina, coordenadora de mulheres, informou que o primeiro curso foi realizado em 2005 e culminou com a criação da primeira cooperativa de mulheres do Estado (Uniart) e o segundo, foi efetuado na zona leste, no Centro Social Madre Mazzarello. Vale também salientar o Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), que já beneficiou mais de 10 mil jovens através do Juventude Cidadã e Pró-Jovem.

A primeira dama Lucilene Peixoto manifestou sua satisfação em estar diante de uma platéia formada exclusivamente por mulheres em busca de suas realizações pessoais. "Lembro a todas que o prefeito Roberto Sobrinho não tem medido esforços para a valorização do espaço feminino rumo a inclusão social das mulheres, seja em forma de cooperativas ou associações," disse.

O deputado federal Eduardo Valverde sublinhou que são 500 anos de desigualdades e que nós temos a obrigação de transformar numa sociedade mais igual. "Esta é uma de nossas principais batalhas. Queremos nossas mulheres economicamente independentes e para tanto os governos do presidente Lula e do prefeito Roberto Sobrinho tem implantado políticas públicas para reverter esta situação", complementou Valverde, que juntamente com recursos da prefeitura liberou verba de emenda parlamentar para custear os cursos.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)