Sexta-feira, 31 de agosto de 2007 - 22h25
Com objetivo de atender 150 mulheres dos bairros São Sebastião I e II, Nacional, Pedrinhas, Balsa e Costa e Silva, localizados na zona norte da Capital, foi proferida nesta sexta-feira (31) a aula inaugural do curso de capacitação de mulheres, promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico (Semdes) e Coordenadoria de Mulheres.
O evento foi realizado na Escola Municipal Semente do Araçá, no bairro São Sebastião I, com as presenças da primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, deputado federal Eduardo Valverde, secretária Benedita Nascimento (Semas), Mara Regina (Coordenadoria de Mulheres), Carlos Oliveira, diretor do Departamento de Trabalho da Semdes e Clodomir Santos de Moraes, do Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo.
A meta é oferecer cursos visando proporcionar o ingresso das mulheres no mercado de trabalho e a geração de renda. Estão à disposição da comunidade cursos de panificação, técnico em alimentação, cabeleireiros, estética, manicure e pedicure, e corte e costura, todos com duração de 45 dias. Além dos cursos, serão ministradas noções básicas nas áreas de gestão administrativa, planejamento, contabilidade e vendas. Somente neste ano, a prefeitura já capacitou 1100 pessoas, entre as quais 200 mulheres.
Mara Regina, coordenadora de mulheres, informou que o primeiro curso foi realizado em 2005 e culminou com a criação da primeira cooperativa de mulheres do Estado (Uniart) e o segundo, foi efetuado na zona leste, no Centro Social Madre Mazzarello. Vale também salientar o Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), que já beneficiou mais de 10 mil jovens através do Juventude Cidadã e Pró-Jovem.
A primeira dama Lucilene Peixoto manifestou sua satisfação em estar diante de uma platéia formada exclusivamente por mulheres em busca de suas realizações pessoais. "Lembro a todas que o prefeito Roberto Sobrinho não tem medido esforços para a valorização do espaço feminino rumo a inclusão social das mulheres, seja em forma de cooperativas ou associações," disse.
O deputado federal Eduardo Valverde sublinhou que são 500 anos de desigualdades e que nós temos a obrigação de transformar numa sociedade mais igual. "Esta é uma de nossas principais batalhas. Queremos nossas mulheres economicamente independentes e para tanto os governos do presidente Lula e do prefeito Roberto Sobrinho tem implantado políticas públicas para reverter esta situação", complementou Valverde, que juntamente com recursos da prefeitura liberou verba de emenda parlamentar para custear os cursos.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)