Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso de capacitação para mulheres


Com objetivo de atender 150 mulheres dos bairros São Sebastião I e II, Nacional, Pedrinhas, Balsa e Costa e Silva, localizados na zona norte da Capital, foi proferida nesta sexta-feira (31) a aula inaugural do curso de capacitação de mulheres, promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico (Semdes) e Coordenadoria de Mulheres.

O evento foi realizado na Escola Municipal Semente do Araçá, no bairro São Sebastião I, com as presenças da primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, deputado federal Eduardo Valverde, secretária Benedita Nascimento (Semas), Mara Regina (Coordenadoria de Mulheres), Carlos Oliveira, diretor do Departamento de Trabalho da Semdes e Clodomir Santos de Moraes, do Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo.

A meta é oferecer cursos visando proporcionar o ingresso das mulheres no mercado de trabalho e a geração de renda. Estão à disposição da comunidade cursos de panificação, técnico em alimentação, cabeleireiros, estética, manicure e pedicure, e corte e costura, todos com duração de 45 dias. Além dos cursos, serão ministradas noções básicas nas áreas de gestão administrativa, planejamento, contabilidade e vendas. Somente neste ano, a prefeitura já capacitou 1100 pessoas, entre as quais 200 mulheres.

Mara Regina, coordenadora de mulheres, informou que o primeiro curso foi realizado em 2005 e culminou com a criação da primeira cooperativa de mulheres do Estado (Uniart) e o segundo, foi efetuado na zona leste, no Centro Social Madre Mazzarello. Vale também salientar o Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq), que já beneficiou mais de 10 mil jovens através do Juventude Cidadã e Pró-Jovem.

A primeira dama Lucilene Peixoto manifestou sua satisfação em estar diante de uma platéia formada exclusivamente por mulheres em busca de suas realizações pessoais. "Lembro a todas que o prefeito Roberto Sobrinho não tem medido esforços para a valorização do espaço feminino rumo a inclusão social das mulheres, seja em forma de cooperativas ou associações," disse.

O deputado federal Eduardo Valverde sublinhou que são 500 anos de desigualdades e que nós temos a obrigação de transformar numa sociedade mais igual. "Esta é uma de nossas principais batalhas. Queremos nossas mulheres economicamente independentes e para tanto os governos do presidente Lula e do prefeito Roberto Sobrinho tem implantado políticas públicas para reverter esta situação", complementou Valverde, que juntamente com recursos da prefeitura liberou verba de emenda parlamentar para custear os cursos.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)