Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CREDIBILIDADE - Mais uma vez pesquisa atesta aprovação da Justiça Eleitoral de RO


 
Objetivando aferir a satisfação dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral rondoniense junto ao seu público, o TRE realizou mais uma pesquisa de satisfação de atendimento. A consulta ocorreu nas Zonas Eleitorais do interior de Rondônia.

Foram entrevistados 1447 usuários que compareceram nos cartórios das Zonas, no período de 24 de setembro a 8 de outubro.

A credibilidade do eleitoral está em alta. Um total de 95,37% dos consultados afirmaram que conseguiram RESOLVER O ASSUNTO que os levaram a procurar a Justiça Eleitoral. Apenas 2,07% registraram que não resolveram o seu problema, 2,14% que tiveram uma solução parcial e 0,41% preferiram não informar.

Na pesquisa também foi avaliada a QUALIDADE no atendimento. No questionário existiam três opções: bom, regular e ruim. Exatos 97,03% dos entrevistados afirmaram que o atendimento foi bom, 1,94% que foi regular, 0,41% ruim e 0,55% não informaram.

Ainda foi verificada a visão do usuário com relação ao TEMPO de atendimento. 73,17% afirmaram que foi rápido, 25% disseram que normal e apenas 1,52% que demorou. Nesse quesito, 0,28% não informaram.

Os usuários puderam ainda fazer elogios, sugestões e críticas, que foram todos catalogados para análise e estudo de viabilidade de aperfeiçoamento nos serviços. Entre as poucas críticas registradas estão a da lentidão nos sistemas de alguns cartórios, o não fornecimento do título de eleitor já plastificado e a não disponibilização de café.

Os trabalhos foram coordenados pela Corregedoria Regional Eleitoral, que tem no comando a desembargadora Ivanira Feitosa Borges. A Corregedoria tem como missão velar pela regularidade dos serviços eleitorais, assegurando a correta aplicação de princípios e normas.

Na avaliação da desembargadora, “as informações apresentadas são satisfatórias e possibilitam a continuidade da implementação das ações de melhoria nos serviços da Justiça Eleitoral”.

A pesquisa teve como foco a avaliação da qualidade do atendimento prestado pelos cartórios eleitorais, de forma a subsidiar ações de melhoria dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e, com isso, alcançar o nível de excelência em Gestão Pública, mediante contínua capacitação de seus servidores e melhoria na estrutura física e tecnológica, conforme projeto que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE.

No primeiro semestre deste ano, uma pesquisa com o mesmo foco ocorreu nas Zonas Eleitorais da Capital, onde foram entrevistados 191 usuários. Desse total, 97,38% disseram que conseguiram resolver o assunto que os trouxeram à Justiça Eleitoral. Sobre a qualidade do atendimento, 98,95% responderam que o atendimento foi bom.

Uma pesquisa nacional divulgada no início do ano pelo Instituto Nexus atestou que a Justiça Eleitoral do Brasil foi avaliada como a instituição mais confiável do País. Além disso, o levantamento identificou que a urna eletrônica é aprovada por 97% do eleitorado.

Fonte: Ascom TRERO

Gente de OpiniãoSábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)