Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CPRM completa 40 anos de produção de conhecimento sobre os recursos




Fomentar a pesquisa e o aproveitamento de recursos minerais e hídricos no  Brasil. Com essa missão, nasceu em 15 de agosto de 1969 a Companhia de  Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), hoje conhecida como Serviço  Geológico do Brasil, que em sua atuação em Rondônia, desde 1972, se mescla  com a história do estado. 

Em terras rondonienses, o órgão foi o responsável pelo primeiro projeto  que indicava a existência de ouro no rio Madeira; também deu suporte  topográfico no ato de criação de dezenas de municípios ao longo da BR 364;  participou da implantação do porto de Porto Velho; fez os primeiros  estudos de geologia básica que detectaram jazidas de cassiterita e  calcário no estado, entre outras realizações. Trabalhos que além de  revelar as riquezas da terra, deram subsídios ao desenvolvimento econômico  do estado e do homem rondoniense. “Detectar o potencial e viabilizar a  extração de calcário, por exemplo, foi fato de extrema relevância para o  desenvolvimento da agricultura, que necessita do material para correção do  solo”, exemplifica Luiz Gilberto Dall' Igna, coordenador executivo em  Porto Velho. 

Mas a relevância do órgão para Rondônia não ficou no passado. Hoje com  cerca de 60 colaboradores, a CPRM de Porto Velho acompanha o momento de  desenvolvimento de Rondônia, tendo selado acordo técnico com o consórcio  Santo Antônio Energia, que constrói hidrelétrica no rio Madeira, para  cadastro de garimpeiros e manejo dos recursos minerais do local de  construção da barragem. Além disso, está desenvolvendo estudos para  mapeamento de recursos minerais de uso imediato na construção civil. Materiais básicos e vitais para que não frear o crescimento do setor da  construção, em pleno desenvolvimento no estado. 

Para ampliar suas ações e contribuir cada vez mais com a população do  estado, a CPRM mantém colaboração com órgãos como Sipam, Sedam, Funasa,  ANA, universidades, entre outros.

Cuidado com a água e o planejamento urbano  Responsável também pelo Acre e parte do Mato Grosso, a Residência local do  Serviço Geológico do Brasil mantém diversas parcerias com órgãos públicos  e privados para auxílio no planejamento urbano e no cuidado com os  recursos hídricos, ou seja, com as águas dos rios e também as  subterrâneas. A CPRM monitora diariamente índices de chuva, nível dos rios  e qualidade das águas em 53 estações. Além disso, municípios como  Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Rio Branco tiveram apoio  para instalação de aterros sanitários para que não se contaminasse o solo.  “Hoje é preciso planejar para não se continuar sofrendo com o mau uso de  nossos recursos, que já traz falta de água para a Amazônia”, revela Homero  Reis Júnior, gerente de hidrologia. 

Como um órgão voltado para a produção de conhecimento, a CPRM se preocupa  com a divulgação de tudo o que produz e mantém a maior biblioteca de  geociência da região, aberta todos os dias ao público, além de  disponibilizar seus estudos pela internet. “Trabalhamos com a informação e  estamos dispostos a repassá-la sempre a quem dela necessitar”, conclui  Helena da Costa Bezerra, chefe da Residência de Porto Velho.  Para comemorar o aniversário estão previstas diversas atividades como  palestras, visitas e assinaturas de contratos, até o final de 2009.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)