Quinta-feira, 6 de março de 2008 - 19h48
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário, deputado Domingos Dutra (PT-MA), disse que detentos confirmam denúncias de tortura em presídios de Rondônia, onde a CPI fez diligências nesta quinta-feira. Dutra ouviu depoimentos de nove internos no presídio Urso Branco, em Porto Velho.
Além da tortura, outro problema é a superlotação: o presídio, com capacidade para 456 pessoas, abriga 1080 detentos. Os presidiários reclamam ainda da falta de assistência médica e jurídica.
O presidente da CPI, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), disse que apesar de tudo as condições do presídio melhoraram. Segundo ele, três detentos morreram em 2007 no Urso branco, e na década passada o número de mortos chegou a cem.
Autoridades estaduais de Rondônia prometeram vir a Brasília para cobrar a melhoria da infra-estrutura do presídio Urso Branco.
A CPI também visitou o presídio feminino de Porto Velho, onde foram encontradas melhores condições para as detentas.
Fonte: Agência Câmara
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)