Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CPI contra o SINTERO: É artifício de deputado para calar movimento sindical


A Comissão Parlamentar de Inquérito contra o SINTERO, proposta por dois deputados estaduais, além de ferir a Constituição Federal, visto que o artigo 8º garante a autonomia sindical, não passa de artifício para evitar que o sindicato lute em defesa dos trabalhadores em educação. São vários os motivos que afastam todas as dúvidas quanto aos verdadeiros motivos que levaram os deputados Miguel Sena e Alexandre Brito a insistirem na criação de uma CPI ilegal. O maior deles é que o SINTERO encontra-se em plena campanha salarial e recentemente realizou manifestações públicas em todo o Estado.

Segundo a direção do SINTERO não há sentido no fato de os deputados quererem investigar o SINTERO, pois trata-se de uma entidade sindical autônoma, onde não há qualquer tipo de recurso público. Para tentar justificar a criação da CPI, o deputado Miguel Sena chegou a divulgar que o objetivo é investigar o pagamento da ação da isonomia, justificativa que também caiu por terra, pois o pagamento da ação da isonomia foi feito através de processo judicial, que encontra-se à disposição dos deputados na 2ª Vara do Trabalho e pode ser consultado a qualquer momento. Mesmo assim, o advogado da ação protocolou cópia do processo na Assembléia Legislativa.

O deputado Miguel Sena traiu os próprios argumentos, anunciando que incluiria na investigação da CPI os contratos do plano de saúde dos trabalhadores em educação. "Ora, se a CPI é para investigar a isonomia, o que o plano de saúde tem a ver com isso?" indagou a presidente do SINTERO, Claudir Mata, lembrando que o deputado Alexandre Brito, outro entusiasta da CPI, é empresário e possui um plano de saúde.

Para os trabalhadores em educação, não restam dúvidas de que a verdadeira intenção dos dois deputados é inviabilizar a luta dos trabalhadores em educação. "O SINTERO é mantido pelos trabalhadores em educação e a eles deve qualquer esclarecimento. Os deputados deveriam se preocupar com os recursos públicos", disse a presidente do SINTERO. Segundo ela, a direção do sindicato não teme ser investigada, porque não fez nada de errado. Porém acha que a bancada do governo na Assembléia Legislativa está querendo usar a CPI para enfraquecer a luta dos trabalhadores em educação.

Alguns trabalhadores em educação que participaram das manifestações do Dia Estadual de Luta opinaram sobre a tentativa de se criar CPI contra o SINTERO. Eles acham que os deputados deveriam investigar o destino dos recursos da educação, apurar todas as denúncias envolvendo o deputado Miguel Sena, apurar os escândalos envolvendo o deputado Alexandre Brito, e realmente fiscalizar os recursos públicos.

Após o anúncio da nomeação dos membros da CPI, a direção do SINTERO reiterou a ilegalidade da CPI, visto que op SINTERO não é órgão público, não trabalha com dinheiro público e tem sua autonomia garantida pela Constituição. Já no plano de saúde também não cabe investigação, pois é distinto do sindicato e tem sua natureza jurídica como as demais empresas de planos de saúde, onde também não cabe CPI.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)