Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CPI contra o SINTERO: É artifício de deputado para calar movimento sindical


A Comissão Parlamentar de Inquérito contra o SINTERO, proposta por dois deputados estaduais, além de ferir a Constituição Federal, visto que o artigo 8º garante a autonomia sindical, não passa de artifício para evitar que o sindicato lute em defesa dos trabalhadores em educação. São vários os motivos que afastam todas as dúvidas quanto aos verdadeiros motivos que levaram os deputados Miguel Sena e Alexandre Brito a insistirem na criação de uma CPI ilegal. O maior deles é que o SINTERO encontra-se em plena campanha salarial e recentemente realizou manifestações públicas em todo o Estado.

Segundo a direção do SINTERO não há sentido no fato de os deputados quererem investigar o SINTERO, pois trata-se de uma entidade sindical autônoma, onde não há qualquer tipo de recurso público. Para tentar justificar a criação da CPI, o deputado Miguel Sena chegou a divulgar que o objetivo é investigar o pagamento da ação da isonomia, justificativa que também caiu por terra, pois o pagamento da ação da isonomia foi feito através de processo judicial, que encontra-se à disposição dos deputados na 2ª Vara do Trabalho e pode ser consultado a qualquer momento. Mesmo assim, o advogado da ação protocolou cópia do processo na Assembléia Legislativa.

O deputado Miguel Sena traiu os próprios argumentos, anunciando que incluiria na investigação da CPI os contratos do plano de saúde dos trabalhadores em educação. "Ora, se a CPI é para investigar a isonomia, o que o plano de saúde tem a ver com isso?" indagou a presidente do SINTERO, Claudir Mata, lembrando que o deputado Alexandre Brito, outro entusiasta da CPI, é empresário e possui um plano de saúde.

Para os trabalhadores em educação, não restam dúvidas de que a verdadeira intenção dos dois deputados é inviabilizar a luta dos trabalhadores em educação. "O SINTERO é mantido pelos trabalhadores em educação e a eles deve qualquer esclarecimento. Os deputados deveriam se preocupar com os recursos públicos", disse a presidente do SINTERO. Segundo ela, a direção do sindicato não teme ser investigada, porque não fez nada de errado. Porém acha que a bancada do governo na Assembléia Legislativa está querendo usar a CPI para enfraquecer a luta dos trabalhadores em educação.

Alguns trabalhadores em educação que participaram das manifestações do Dia Estadual de Luta opinaram sobre a tentativa de se criar CPI contra o SINTERO. Eles acham que os deputados deveriam investigar o destino dos recursos da educação, apurar todas as denúncias envolvendo o deputado Miguel Sena, apurar os escândalos envolvendo o deputado Alexandre Brito, e realmente fiscalizar os recursos públicos.

Após o anúncio da nomeação dos membros da CPI, a direção do SINTERO reiterou a ilegalidade da CPI, visto que op SINTERO não é órgão público, não trabalha com dinheiro público e tem sua autonomia garantida pela Constituição. Já no plano de saúde também não cabe investigação, pois é distinto do sindicato e tem sua natureza jurídica como as demais empresas de planos de saúde, onde também não cabe CPI.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)