Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 - 16h48
A importância de que seja criado e estimulado, no seio da população, um movimento de reprovabilidade social para os atos de corrupção foi destacada durante a palestra "Ações de Combate à Corrupção", proferida pelo Promotor de Justiça Marcelo Lincoln Guidio, em evento que marcou o Dia Internacional contra a Corrupção, nesta quarta-feira (9/12), no auditório do MPRO. O Promotor de Justiça abordou as diversas frentes de trabalho do Ministério Público brasileiro no combate à conduta delituosa, ressaltando não apenas a atuação jurídica da Instituição, mas as ações preventivas, concretizadas por meio da atuação junto aos conselhos gestores de comunidade. "Esse trabalho, que apoia o papel fiscalizador dos cidadãos e ajuda na conscientização das futuras gerações, é o que MP tem feito de mais produtivo e belo", disse.
Durante a palestra, Marcelo Lincoln Guidio relatou as várias reuniões realizadas pelo Ministério Público de Rondônia com conselheiros de saúde, educação e outras áreas, como base para a formação da reprovabilidade social. “O corrupto precisa ter medo da reação popular. Precisa saber que será rechaçado a cada vez que seu ato delituoso for descoberto”, pontuou o Promotor de Justiça, conclamando os presentes a serem, também, provocadores dessa consciência no âmbito da família, do trabalho e da igreja.
O palestrante discorreu, ainda, sobre a campanha “O que Você tem a Ver com a Corrupção?”, coordenada em Rondônia pela Procuradoria-Geral de Justiça e Centro de Apoio Operacional de Defesa da Probidade (CAO-PPA), cujo objetivo é estabelecer, para crianças e adolescentes, a importante relação entre corrupção e pequenas faltas realizadas no cotidiano. Marcelo Lincoln Guidio também falou do projeto Observatório Social, o qual teve apoio do MPRO, no município de Rolim de Moura, e que consiste na fiscalização dos gastos públicos, por parte de cidadãos comuns, sem filiação partidária, nem cargos públicos. “As pessoas que integram esse movimento passam por um treinamento e, todos os dias, um grupo de cidadãos, de plantão, acompanha licitações em órgãos públicos, fazendo um efetivo controle social”, disse.
Outras palestras - A abordagem do Promotor de Justiça Marcelo Lincoln Guidio integrou o ciclo de palestras promovido pelo Ministério Público de Rondônia, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU), em razão do Dia Internacional contra a Corrupção. Também participaram do evento a chefe da Controladoria Regional da União em Rondônia, Sônia Maria Mendes Moraes Silva, e o secretário de Controle-Externo do Tribunal de Contas da União em Rondônia, Arildo da Silva Oliveira, os quais participaram de um painel sobre “Ações de Prevenção à Corrupção”.
Fonte: Ascom MPRO
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c