Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

COREN-RO implanta Dívida Ativa e prorroga do prazo para regularizar anuidades



Em reunião Administrava com funcionários e conselheiros o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia Diogo Nogueira do Casal, visando desenvolver cada vez mais a estruturação administrativa do Coren-RO implantou dia 01 de outubro o setor de Divida Ativa e Cobrança do Conselho, objetivando a regularização dos profissional de enfermagem, facilitando assim que os mesmos tenham maiores oportunidades de negociar suas dívidas junto ao Coren-RO.

A inscrição da Dívida Ativa será feita depois de esgotado o prazo final de pagamento, fixado por lei, ou após uma decisão definitiva em um processo administrativo regular. A certidão da Dívida Ativa é um documento que goza de presunção relativa a liquidez e servirá de fundamento para o inicio de um processo de execução fiscal em desfavor do devedor, ficando o profissional impedido de liberação de certidões negativa de débitos relativos a tributos federais e dívida ativa da União.
Diogo Casal considera que a implantação da Dívida Ativa é uma solução para se manter a adimplência por parte dos profissionais de enfermagem, garantido as atividades plenas do Conselho. O Presidente destacou ainda a que a funcionária Eliana Amorim participou durante uma semana do Treinamento de Capacitação de Dívida Ativa e Cobrança realizado pelo Coren-Maranhão, estando desta forma o Coren-RO apto a realizar tal ação, difinida no seu Plano de Trabalho para 2010.

Além da implantação da Dívida Ativa no Coren-RO, Diogo do Casal destaca que o prazo para os profissionais de enfermagem regularizarem suas anuidades pendente junto ao Conselho, pelo REFIS- Programa de Recuperação Fiscal dos Conselhos de Enfermagem, foi prorrogado para o dia 31 de dezembro de 2010, garantindo 100% de desconto de multas e juros no pagamento da anuidade em cota única ou redução significativa do valor, de acordo com o número de parcelas negociadas”.

Fonte: Juliana Santos
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)