Quarta-feira, 7 de novembro de 2007 - 12h43
A Equipe de Educação em Saúde da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) está realizando 'Oficinas de Educação em Saúde e Mobilização Social' em aldeias da etnia Cinta Larga e Nambikwara atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, nos municípios do Aripuanã, Juína e Comodoro, no Mato Grosso. O trabalho começou no último sábado (3) na aldeia 'Flor do Prado' e contou com a participação da coordenadora de Educação em Saúde da Funasa/Presidência, Cíntia Sobrinho.
Sob a orientação do extencionista da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Kleber Rodrigues Pereira, membros da comunidade plantaram árvores frutíferas, como açaí, caju, ingá, manga, tamarindo, laranja poncã, graviola e 200 mudas de banana missure e fia II. Segundo a técnica da Funasa/RO, responsável pela coordenação das oficinas, Railda Nery a ação tem por objetivo, incentivar a produção de frutas, pois desta forma é possível melhorar a alimentação na comunidade Flor do Prado e em outras aldeias.
Atividades práticas voltadas à higiene e alimentação, como produção de sabão e pão caseiro também foram desenvolvidas, visando à melhoria da qualidade de vida dos indígenas. Esta etapa, que envolveu todas as mulheres da aldeia, foi coordenada pelas técnicas Gélia Pires de Matos (Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto do Oeste) e Isolda de Oliveira Ferreira (Pólo Base de Vilhena).
Ao falar sobre as oficinas, Cíntia Sobrinho disse está feliz em participar de uma equipe disposta a superar todas as dificuldades para levar as comunidades indígenas iniciativas que possam contribuir para a saúde destas populações . "Tenho certeza que é possível alcançar os propósitos estabelecidos, pois esta equipe é comprometida e acredita no que faz", ressaltou.
Até o próximo dia 20 o mesmo trabalho será realizado nas aldeias Cachoeirinha, Taquaral, Furkim, Capivara, Rio Seco e Nambikwara Central. Na aldeia Furkim, a equipe da Funasa/RO vai realizar ações de reforço na horta já existente, na localidade.
As oficinas têm o apoio da equipe do Dsei Vilhena, Emater de Nova Colina, responsável pela doação das mudas de bananas e da Secretaria Municipal de Espigão D'Oeste, que disponibilizou as demais mudas.
Fonte: Ascom
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement