Quarta-feira, 7 de novembro de 2007 - 12h43
A Equipe de Educação em Saúde da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) está realizando 'Oficinas de Educação em Saúde e Mobilização Social' em aldeias da etnia Cinta Larga e Nambikwara atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, nos municípios do Aripuanã, Juína e Comodoro, no Mato Grosso. O trabalho começou no último sábado (3) na aldeia 'Flor do Prado' e contou com a participação da coordenadora de Educação em Saúde da Funasa/Presidência, Cíntia Sobrinho.
Sob a orientação do extencionista da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Kleber Rodrigues Pereira, membros da comunidade plantaram árvores frutíferas, como açaí, caju, ingá, manga, tamarindo, laranja poncã, graviola e 200 mudas de banana missure e fia II. Segundo a técnica da Funasa/RO, responsável pela coordenação das oficinas, Railda Nery a ação tem por objetivo, incentivar a produção de frutas, pois desta forma é possível melhorar a alimentação na comunidade Flor do Prado e em outras aldeias.
Atividades práticas voltadas à higiene e alimentação, como produção de sabão e pão caseiro também foram desenvolvidas, visando à melhoria da qualidade de vida dos indígenas. Esta etapa, que envolveu todas as mulheres da aldeia, foi coordenada pelas técnicas Gélia Pires de Matos (Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto do Oeste) e Isolda de Oliveira Ferreira (Pólo Base de Vilhena).
Ao falar sobre as oficinas, Cíntia Sobrinho disse está feliz em participar de uma equipe disposta a superar todas as dificuldades para levar as comunidades indígenas iniciativas que possam contribuir para a saúde destas populações . "Tenho certeza que é possível alcançar os propósitos estabelecidos, pois esta equipe é comprometida e acredita no que faz", ressaltou.
Até o próximo dia 20 o mesmo trabalho será realizado nas aldeias Cachoeirinha, Taquaral, Furkim, Capivara, Rio Seco e Nambikwara Central. Na aldeia Furkim, a equipe da Funasa/RO vai realizar ações de reforço na horta já existente, na localidade.
As oficinas têm o apoio da equipe do Dsei Vilhena, Emater de Nova Colina, responsável pela doação das mudas de bananas e da Secretaria Municipal de Espigão D'Oeste, que disponibilizou as demais mudas.
Fonte: Ascom
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)