Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Coordenadoria de regularização do patrimônio tem mais de 3 mil bens pendentes



Desde 2007, quando o Governo do Estado criou a Coordenadoria Geral de Patrimônio Imobiliário (CGPI), todos os seus bens imobiliários que estão afetados, ou seja, sob a responsabilidade dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, passam por processo de regularização junto as Prefeituras Municipais e Cartórios de Registros de Imóveis nas comarcas rondonienses.

Para o coordenador da CGPI, Marcos Soares dos Santos, "o Governo está realizando um trabalho sério, objetivando a legalização do patrimônio imobiliário estadual, vez que, o próprio Estado até então, não detinha perfeito controle sobre os mesmos. Por isso, o governador Ivo Cassol determinou a verificação, através da CGPI, de todos os terrenos e edificações cadastrados e, também, daqueles que estavam abandonados, inclusive, alguns que foram invadidos em todo o estado para a proteção legal desses bens".

A Coordenadoria estima que centenas de imóveis espalhados pelos 52 municípios rondonienses, entre casas, prédios e terrenos, passem para o domínio direto do Governo ainda este ano. Só em Porto Velho, de acordo com o levantamento feito até agora pela CGPI, são 326 imóveis. O número de bens imóveis deve saltar dos atuais 1.334 para mais de 3.000, porque o Estado retomará o patrimônio que foi oriundo da extinta Companhia de Habitação de Rondônia (Cohab) e do Banco do Estado de Rondônia (Beron), nas situações em que isso se fizer necessário, disse o titular da CGPI/SEAD.

Ainda de acordo com levantamentos da Coordenadoria, entre domicílios residenciais existe, inclusive, uma residência em Belém do Pará (ex-Casa do Estudante de Rondônia), no Bairro Nazaré e que será devidamente regularizada. Esses imóveis poderão ser colocados à venda através de alienações autorizadas por Lei Ordinária. Isso porque parte desses imóveis pode estar com inadimplência há mais de 20 anos. "Mediante o trabalho que está sendo feito pela CGPI/SEAD o Estado, em um futuro próximo, terá uma economia considerável. Vale ressaltar que essa é a primeira vez na história de Rondônia que um governador dá atenção efetiva e eficaz ao patrimônio imobiliário do Estado. O Governo quer simplesmente o que lhe é de direito, de forma transparente, sem causar prejuízos a ninguém", afirma Marcos Soares.

Por sua vez, o governador Ivo Cassol assegura que irá reaver todos os imóveis que estiverem em situação de inadimplência, uma vez que, não existe o direito de "uso capião" sobre terras do Estado, porque os seus bens patrimoniais imobiliários têm caráter devoluto.

Fonte: DECOM 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)