Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CONVÊNIOS: Valverde intercede a favor dos municípios rondonienses



O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT), encaminhou nesta terça-feira (24) ao Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a reivindicação da Associação Rondoniense de Municípios (Aron), que pede a  extinção da contrapartida oriunda dos convênios pactuados entre a União e os Municípios.

A alegação, segundo o Presidente da Aron, Laerte Gomes, é que com a crise de arrecadação dos municípios fica difícil darem a contrapartida de três a dez por cento para efetuarem convênios com a União.  Pela norma, municípios com até 25 mil habitantes entram com contrapartida de 3 a 8%, acima de 25 mil habitantes, de 3 a 10% e o estados de 10 a 20%.

Diante das exigências, frisou o presidente, a administração pública municipal fica "engessada" e as obras de infraestrutura urbana e social ficam comprometidas. Muitos municípios não efetuarão os convênios, por darem prioridade ao pagamento da folha  de funcionários, que são responsáveis pelo uso de até 54% dos recursos arrecadados.

Laerte explicou que no primeiro trimestre deste ano, houve uma queda de 13, 5%  no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mas, há municípios, informou o presidente da Aron, como Cacoal e Alto Alegre dos Parecis que não receberam nada no 2° decêndio de março por conta das dívidas comprometidas no FPM e principalmente pela queda na arrecadação.

"  A não obrigatoriedade da contrapartida seria um alento aos municípios que poderiam investir, palavra essa que na atual conjuntura tornou-se proibida, pois os prefeitos estão no receio de não conseguirem pagar suas despesas necessárias, como a folha de pagamento", observou.

De acordo com Valverde, as demandas serão negociadas no Planejamento, onde se buscará um meio termo que "desafogue" os municípios. O parlamentar explicou ainda, que com a queda acentuada do Fundo de Participação dos Municípios, agravada ainda mais com a crise econômica, alguma saída precisa ser estuda para que os recursos destinados aos convênios não retornem para a União sem terem cumprido seu fim, que é levar infraestutura aos municípios.  

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)