Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Convênio permite ao TJRO que juízes tenham acesso as informações da Receita Federal



A presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, assinou convênio com a Receita Federal para que os juízes tenham acesso online ao banco de informações de identificação de bens de devedores. A iniciativa do convênio foi do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em junho de 2007 e possibilitou que todos os Tribunais de Justiça do país aderissem e fechasse de vez o cerco contra os maus pagadores.

Todas as informações serão prestadas em tempo real para os magistrados sobre os dados de imposto de renda, imposto rural, além dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas. A disponibilização dos dados não é considerado quebra de sigilo. O convênio é visto pelos magistrados como uma transparência entre o Judiciário e a Receita Federal.

As aquisições serão encaminhadas e recebidas via web e o consumo de papel será diminuído significativamente. Outra vantagem apontada pelos magistrados, é a agilidade dos processos e quem vai ganhar será o jurisdicionado pela celeridade da justiça. O que levaria meses para chegar no Judiciário, com o convênio o tempo será imediato: o juiz terá que preencher a requisição e em poucos minutos receberá todas as informações. Ele conseguirá impor o pagamento da dívida após localizar os devedores e seus bens.

As informações estão disponíveis somente para os magistrados, com o uso de certificação digital. Todos magistrados terão que realizar um cadastro para poder ter acesso as informações. Aqui em Rondônia os juízes José Antonio Robles e  Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza, estão cadastrando os magistrados desde do início do mês.  Além disso, todas as consultas realizadas serão registradas e passíveis de auditoria.

Fonte: Ascom - TJ RO

 


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)