Terça-feira, 28 de setembro de 2010 - 15h23
Convênio firmado essa semana entre a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT/14) assegura a implantação do Escritório Corporativo no âmbito da subseção de Jaru. O escritório, segundo informou o presidente da OAB/RO, Hélio Vieira, funcionará nas instalações da subseção, já que está localizada bem próxima da Vara do Trabalho do Município. “Advogados, devidamente credenciados, atenderão reclamações trabalhistas com instruções sobre processos e prestação jurisdicional”, explica Vieira.
O convênio que garante a implantação do escritório foi assinado no último dia 02 e publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 10 de setembro.
Em pleno funcionamento já em Ji-Paraná, Ouro Preto, Ariquemes, Cacoal e Porto Velho, Vilhena, Presidente Médici e Pimenta Bueno. Com as novas unidades, o Escritório Corporativo garante atendimento jurídico de qualidade ao cidadão e amplia o mercado de trabalho para os jovens advogados destas localidades. “Acredito que essa seja uma forma simples e rápida com a qual a OAB trabalha para inserir os novos advogados no mercado de trabalho e, apenas isso, considerando também as vantagens aos jurisdicionados, já justificaria nosso esforço”, observa Hélio Vieira.
Já o presidente da subseção da OAB em Jaru, advogado Mário Roberto Pereira de Souza, um dos que defende a idéia do escritório corporativo como forma de melhorar a prestação jurisdicional no âmbito da Justiça do Trabalho, saudou a iniciativa como uma conquista da advocacia de Jaru e região. “Sobretudo dos colegas que estão chegando agora ao mercado de trabalho, que é um momento mais difícil para o profissional do Direito”, reforça Mário.
O convênio para a instalação dos novos escritórios foi celebrado durante reunião do conselho seccional da OAB, no final de abril, em Ji-Paraná. A desembargadora Cesarineide de Souza Lima, presidente do TRT, prestigiou o ato e elogiou a OAB Rondônia pela iniciativa que, segundo ela denota preocupação com o jurisdicionado sem esquecer a valorização do advogado.
O escritório corporativo – concebido a partir de entendimentos entre a OAB, ainda na gestão Orestes Muniz (2004-2006), e o TRT, na gestão da desembargadora Elana Leiva de Farias – foi implantado a partir da constatação de que o trabalhador que procura a Justiça do Trabalho sem o advogado deixa de reivindicar alguns direitos por falta de conhecimento técnico. Para evitar esse desequilíbrio processual, já que a outra parte representada pelo patrão normalmente comparece à Justiça assessorada por um advogado, a Ordem propôs a instalação do escritório e o fim da tomada de reclamação a termo.
Fonte: Ascom/OAB-RO
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)