Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Controle público é debatido na Asur - Argentina



O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, participou, de 4 a 6 de abril, da 1ª Reunião Anual da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur/Asul), da qual é vice-presidente. O evento foi realizado na cidade de Rio Grande, na Terra do Fogo, Argentina.

Controle público é debatido na Asur - Argentina - Gente de OpiniãoAlém de José Gomes, também compuseram a delegação brasileira presente ao encontro o presidente da Asur/Asul, Manoel Paulo de Andrade Neto, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), e o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Marco Peixoto.

Eles foram recepcionados por autoridades do país anfitrião, entre as quais, o presidente do Secretariado Permanente dos Tribunais de Contas da Argentina, Rubén Quijano, o presidente do Sindicato Geral de Controle Público Argentino (Sigen), Daniel Reposo, o prefeito de Rio Grande, Jorge Martín, e o auditor-geral do município, José Labroca.

Na abertura da solenidade, o primeiro a discursar foi Quijano. Ele destacou o fato de a reunião anual ser realizada pela primeira vez na Terra do Fogo, região mais meridional do mundo (está a pouco mais de 1.000 quilômetros da Antártida): “É uma honra e uma satisfação estar aqui, nesta região conhecida como o fim do mundo, para debater o controle público nos países do Mercosul.”

Quijano também falou sobre o fortalecimento da parceria entre os organismos de controle externo do seu país e do Brasil. “A troca de ideias e o intercâmbio de experiências com nossos colegas brasileiros é muito importante, porque permite que cresçamos juntos, obtendo melhores resultados para nossas instituições e, consequentemente, para nossos povos”, disse.

Já o presidente do Sigen, Daniel Reposo, ressaltou os resultados que o governo argentino tem obtido, após a implantação de controles mais rígidos em relação ao uso dos recursos públicos: “As queixas em relação ao mau uso do dinheiro público praticamente não existem mais, porque o governo está valorizando em total controle e com resultados muito bons. Isso é fruto do trabalho integrado entre o Sigen e a Auditoria Nacional.”
 

AVALIAÇÃO

Fazendo uma avaliação do evento, o presidente do TCE-RO e vice-presidente da Asur/Asul, José Gomes, acredita que se alcançou o objetivo inicialmente traçado, qual seja o de fazer uma reflexão sobre o que está sendo feito e o que ainda é necessário fazer para prevenir e combater o desvio do dinheiro público.

Nesse sentido, o conselheiro presidente destacou a valorização do controle social, através do qual, segundo José Gomes, será possível fortalecer a ação dos Tribunais de Contas: “Por isso, além da fiscalização, os órgãos de controle externo têm papel essencial no esclarecimento à informação sobre os gastos públicos.”

 Autoridades da foto:

1) Rubén Quijano, presidente do Secretariado Permanente dos Tribunais de Contas da Argentina;

2) Daniel Reposo, presidente do Sindicato Geral de Controle Público Argentino (Sigen);

3) José Gomes de Melo, vice-presidente da Asur/Asul e conselheiro presidente do TCE-RO;

4) José Labroca, auditor-geral do município de Rio Grande, na Terra do Fogo;

5) Manoel Paulo de Andrade Neto, presidente da Asur/Asul e conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF);

6) Jorge Martín, prefeito do município de Rio Grande;

7) Marco Peixoto, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)