Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Controladoria Geral do Estado destaca importância do e-SIC para o acesso à informação pública em Rondônia


A regulamentação para que o cidadão rondoniense tenha acesso às informações públicas entrou em vigor em 2012 através do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo do governo do Estado.

Gente de Opinião

Equipe da CGE explica funcionamento do E-SIC

Conforme explicou o controlador -geral do estado, Francisco Lopes Fernandes Netto, com a aprovação do e-SIC as autoridades públicas disponibilizam documentos e informações demonstrando a transparência pública, dando condições para maior participação e acompanhamento da sociedade na ação governamental.

“Cada vez mais o estado deve se preparar para receber um cidadão exigente e vigilante dos atos e ações públicas. O cidadão deixou de ser um mero contribuinte e nos dias de hoje ele quer saber a destinação dos recursos públicos e a moralidade dos atos praticados pelos agentes públicos”, alertou Francisco Netto.

Sobre o funcionamento do e-SIC, a coordenadora do sistema, Maria Goreth Correa, falou que o cidadão deve acessar o link do sistema: http://esic.cge.ro.gov.br/site/index.aspx e clicar em cadastrar, preencher um formulário com nome e senha e registrar seus pedidos, reclamações e consultar as respostas recebidas, e ainda interpor recursos, entre outras ações.  “O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas”, acrescentou Goreth.

Segundo ela, em 2017 foram demandados 475 pedidos e 29 recursos foram impetrados. “O cidadão estando cadastrado poderá fazer perguntas de interesse público ou privado, desde que seu sigilo não esteja protegido, sendo sigilosa será informado e indicada à autoridade competente para sua apreciação. Nenhuma solicitação que chega ao sistema deixa de ser respondida num prazo de 20 dias, mesmo as sigilosas e pessoais”, garantiu Goreth.

Para as pessoas que não têm acesso a internet os pedidos de solicitação de informação podem ser feitos pessoalmente por meio do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) instalado no Tudo Aqui.

O diretor-executivo da CGE, Rodrigo César Silva Moreira, destacou que são três órgãos que avaliam a transparência do governo: Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Cotas do Estado (TCE).

Com relação às informações que não podem ser repassadas à sociedade, Rodrigo César explicou que a Lei garante a publicidade das ações públicas, demonstrando a transparência da administração pública, porém o Estado deve proteger a informação sigilosa e a informação pessoal, como por exemplo, e-mail, telefone e partido político de servidores, entre outras.


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)