Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Contas do SINDSAÚDE já foram aprovadas e não sofrerão auditoria da Justiça


 
Conforme previsto no Estatuto da Entidade, as prestações de contas da última diretoria do Sindicato dos Servidores da Saúde (SINDSAÙDE) foram analisadas pelo Conselho Fiscal do Sindicato e regularmente aprovadas pela categoria em Assembléia.

Entretanto, com intenções claramente eleitoreiras, a oposição sindical ingressou com o processo 0072.2009.001.14.00-3, em janeiro deste ano, alegando supostas irregularidades e pedindo uma liminar para impedir que os dirigentes Entidade pudessem democraticamente se candidatar, pretensão esta negada pela Justiça do Trabalho.

Posteriormente, a direção do Sindicato juntou ao processo toda documentação composta de livros, relatórios e demais documentos contábeis, comprovando a prestação de contas. Conforme consta em Ata de Audiência do dia 11 de fevereiro, “O Juízo entende necessário para o deslinde da controvérsia objeto da ação a realização da perícia” nos documentos juntados.

A oposição, tentando criar um factóide para tirar proveito eleitoreiro divulgou recentemente na imprensa informações distorcidas, sobre uma suposta auditoria nas contas da entidade, que teria sido determinada pela Justiça do trabalho, para tentar influenciar negativamente a opinião pública e os servidores, em relação ao SINDSAÚDE; confundindo, propositalmente, “pericia” sobre documentos juntados ao processo, com “auditoria” sobre a entidade.

Os dicionários definem “Perícia” (do latim peritia), como o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio; ou seja, neste caso apenas para comprovar a autenticidade da documentação encaminhada pelo próprio sindicato.
 
Enquanto que a auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
Para a diretoria anterior do SINDSAÚDE é cristalina a má-fé com que as informações foram distorcidas, “inclusive ao omitir que este processo ocorreu há quatro meses e que o objeto principal da ação que era impedir que a direção anterior do Sindicato pudesse de forma democrática se candidatar, foi negada para a oposição, pela Jusitça do Trabalho”.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou nesta quarta-feira (25) de uma importante reunião no Palácio do Governo, no gabinete do go

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de R

Deputado Alan Queiroz propõe isenção de ICMS para mototaxistas na compra de motos novas

Deputado Alan Queiroz propõe isenção de ICMS para mototaxistas na compra de motos novas

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), a adoção de providências para conceder a isenção do

Veja como está a 1ª. pesquisa do Instituto Vision para pré-candidatos a deputado estadual em Rondônia

Veja como está a 1ª. pesquisa do Instituto Vision para pré-candidatos a deputado estadual em Rondônia

O instituto Vision Survey divulgou hoje a sua primeira pesquisa de intenção de votos para os pretensos pré-candidatos a deputado estadual em Rondôni

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)