Terça-feira, 28 de dezembro de 2010 - 06h31
O governador eleito Confúcio Moura assume a titularidade do Palácio Presidente Vargas, sede do governo estadual, neste 1º de janeiro, com seu corpo de secretários, e já no dia 4, vai presidir as solenidades alusivas aos 29 anos de emancipação política e administrativa de Rondônia.
Será uma nova era para um estado, que abre 2011 repleto de boas perspectivas e com obras gigantescas em andamento, seja da iniciativa privada, com a implantação de indústrias e de grandes lançamentos imobiliários, seja oriundas do PAC da presidente eleta Dilma Roussef, destacadamente as usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira.
O Estado de Rondônia nasceu em 22 de dezembro de 1981, quando o presidente João Baptista Figueiredo sancionou a Lei Complementar nº 041 aprovada no Congresso Nacional tornando o antigo Território Federal de Rondônia em estado. Mas o estado somente seria instalado dia 4 de janeiro, e é nesta data em que os rondonienses comemoram o evento.
De Jorge Teixeira, o primeiro governador nomeado inda em 1981 ao atual governador Confúcio Moura se passaram quase três décadas. Neste intervalo, o estado saltou de 500 mil habitantes, para mais de 1.500.000, triplicando sua população, fruto de ciclos migratórios que tiveram seu auge na década de 80 e nos últimos três anos, provocados pela construção de duas gigantescas hidrelétricas pelo governo brasileiro.
Tendo como marca uma explosiva renovação de técnicos em seu sua futura gestão, o governador Confúcio Moura terá como maiores prioridades as esferas de saúde, segurança, educação e infra-estrutura. São desafios para serem superados nestes quatro anos, assim como grandes obras geradas da administração anterior como o novo Centro Político e Administrativo de Rondônia e o Teatro Estadual, com obras em fase de conclusão.
Ex-deputado federal, ex-secretário de estado da saúde, ex-prefeito de Ariquemes, o governador Confúcio Moura tem em sua trajetória mais de 30 anos de vida pública. Médico, chegou a Rondônia, como migrante ainda nos anos 70 e vai governar o estado com a maior coalizão suprapartidária já montada até hoje.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Na tarde desta terça-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou de uma reunião
A Câmara Municipal de Porto Velho analisa o Projeto de Lei 4730/2025, de autoria do vereador Everaldo Fogaça (PSD), que declara de Utilidade Pública
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), uma das vozes em defesa do agronegócio no Congresso Nacional, votou favoravelmente ao Projeto
Uma conquista importante para a mobilidade urbana da população de Ariquemes está prestes a se tornar realidade. Os deputados estaduais Alex Redano (