Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Contagem regressiva para Confúcio Moura


 Contagem regressiva para Confúcio Moura - Gente de Opinião

O governador eleito Confúcio Moura assume a titularidade do Palácio Presidente Vargas, sede do governo estadual, neste 1º de janeiro, com seu corpo de secretários, e já no dia 4,  vai presidir as solenidades alusivas aos 29 anos de emancipação política e administrativa de Rondônia.

Será uma nova era para um estado, que abre 2011 repleto de boas perspectivas e com obras gigantescas em andamento, seja da iniciativa privada, com a implantação de indústrias e de grandes lançamentos imobiliários, seja oriundas do PAC da presidente eleta Dilma Roussef, destacadamente as usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira.

O Estado de Rondônia nasceu em 22 de dezembro de 1981, quando o presidente João Baptista Figueiredo sancionou a Lei Complementar nº 041 aprovada no Congresso Nacional tornando o antigo Território Federal de Rondônia em estado. Mas o estado somente seria instalado dia 4 de janeiro, e é nesta data em que os rondonienses comemoram o evento.

De Jorge Teixeira, o primeiro governador nomeado inda em 1981 ao atual governador Confúcio Moura se passaram quase três décadas. Neste intervalo, o estado saltou de 500 mil habitantes, para mais de 1.500.000, triplicando sua população, fruto de ciclos migratórios que tiveram seu auge na década de 80 e nos últimos três anos, provocados pela construção de duas gigantescas hidrelétricas pelo governo brasileiro.

Tendo como marca uma explosiva renovação de técnicos em seu sua futura gestão, o governador Confúcio Moura terá como maiores prioridades as esferas de saúde, segurança, educação e infra-estrutura. São desafios para serem superados nestes quatro anos, assim como grandes obras geradas da administração anterior como o novo Centro Político e Administrativo de Rondônia e o Teatro Estadual, com obras em fase de conclusão.             

Ex-deputado federal, ex-secretário de estado da saúde, ex-prefeito de Ariquemes, o governador Confúcio Moura tem em sua trajetória mais de 30 anos de vida pública. Médico, chegou a Rondônia, como migrante ainda nos anos 70 e vai governar o estado com a maior coalizão suprapartidária já montada até hoje.

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom