Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Contagem regressiva para Confúcio Moura


 Contagem regressiva para Confúcio Moura - Gente de Opinião

O governador eleito Confúcio Moura assume a titularidade do Palácio Presidente Vargas, sede do governo estadual, neste 1º de janeiro, com seu corpo de secretários, e já no dia 4,  vai presidir as solenidades alusivas aos 29 anos de emancipação política e administrativa de Rondônia.

Será uma nova era para um estado, que abre 2011 repleto de boas perspectivas e com obras gigantescas em andamento, seja da iniciativa privada, com a implantação de indústrias e de grandes lançamentos imobiliários, seja oriundas do PAC da presidente eleta Dilma Roussef, destacadamente as usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira.

O Estado de Rondônia nasceu em 22 de dezembro de 1981, quando o presidente João Baptista Figueiredo sancionou a Lei Complementar nº 041 aprovada no Congresso Nacional tornando o antigo Território Federal de Rondônia em estado. Mas o estado somente seria instalado dia 4 de janeiro, e é nesta data em que os rondonienses comemoram o evento.

De Jorge Teixeira, o primeiro governador nomeado inda em 1981 ao atual governador Confúcio Moura se passaram quase três décadas. Neste intervalo, o estado saltou de 500 mil habitantes, para mais de 1.500.000, triplicando sua população, fruto de ciclos migratórios que tiveram seu auge na década de 80 e nos últimos três anos, provocados pela construção de duas gigantescas hidrelétricas pelo governo brasileiro.

Tendo como marca uma explosiva renovação de técnicos em seu sua futura gestão, o governador Confúcio Moura terá como maiores prioridades as esferas de saúde, segurança, educação e infra-estrutura. São desafios para serem superados nestes quatro anos, assim como grandes obras geradas da administração anterior como o novo Centro Político e Administrativo de Rondônia e o Teatro Estadual, com obras em fase de conclusão.             

Ex-deputado federal, ex-secretário de estado da saúde, ex-prefeito de Ariquemes, o governador Confúcio Moura tem em sua trajetória mais de 30 anos de vida pública. Médico, chegou a Rondônia, como migrante ainda nos anos 70 e vai governar o estado com a maior coalizão suprapartidária já montada até hoje.

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - [email protected]
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)