Quinta-feira, 27 de maio de 2010 - 20h03
Jesus Carranza Quiñones, cônsul geral do Peru no Acre e Rondônia ressaltou a participação do Peru no 1º Congresso Internacional Abrindo fronteiras, fechando negócios, realizado pelo Sistema FIERO em Porto Velho, que contou também com a presença do conselheiro econômico peruano no Brasil, Antônio Castilho, que ministrou palestra durante o evento. Jesus destacou também a presença do advogado tributarista, Francisco Pantigoso, que falou sobre leis e convênio para evitar a dupla tributação Peru/Brasil.
O evento contou ainda com a presença de mais de 20 empresários de Tacna -, cidade localizada no extremo sul do Peru, a 52 km da fronteira com o Chile e a mais de mil quilômetros da capital Lima. Os empresários peruanos vieram para negociar seu principal produto – azeitona, azeite de oliva e orégano. A participação do cônsul e dos empresários peruanos confirmou o interesse pelas potencialidades econômicas de Rondônia.
“O Congresso Internacional da FIERO é extremamente importante, pois reuniu empresários peruanos e rondonienses oportunizando que ambos os lados conheçam em detalhes todas as dificuldades de negociar, porque os empresários peruanos, e não apenas de Lima, mas de outras regiões fronteiriças e da parte sul do país como Tacna e Arequipa, têm interesse em estabelecer e concretizar negócios com os empresários de Rondônia” afirmou Carranza.
O cônsul ressaltou a organização do Congresso Internacional com suas palestras especializadas e focadas em temas de interesse dos empresários não apenas de Rondônia, mas do Peru, Chile, Bolívia. “Rondônia tem uma localização estratégica muito importante, não apenas para o Brasil, mas para toda a região Sul Americana”.
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú falou sobre a importância da participação do Peru na Semana da Indústria. “A presença de autoridades e técnicos do Peru no 1º Seminário Internacional Sul Americano – Abrindo fronteiras, fechando negócios é fundamental para discutirmos as dificuldades logísticas que existem entre os países andinos que almejam uma parceria com o Brasil e o Estado de Rondônia”. Baú ressaltou também a importância das parcerias e do intercâmbio comercial que possibilitará um desenvolvimento positivo mediante a realização de projetos que beneficiariam ambos os países.
“Com certeza o nosso Seminário foi um sucesso, pois conseguimos reunir na mesma mesa, o empresário que tem o produto, o que transporta e as autoridades para um debate visando identificar os gargalos, os entraves burocráticos que impedem que os negócios sejam concretizados”, acrescentou Baú, que disse ainda que ao final do seminário, a FIERO entregará um documento onde estarão identificados e registrados os gargalos que precisam ser abertos para que o intercâmbio comercial aconteça. “a vontade de fazer negócios é evidente”, finalizou o Baú.
Fonte: Ascom/FIERO
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)