Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cônsul peruano elogia iniciativa da FIERO em realizar congresso internacional


 
Jesus Carranza Quiñones, cônsul geral do Peru no Acre e Rondônia ressaltou a participação do Peru no 1º Congresso Internacional Abrindo fronteiras, fechando negócios, realizado pelo Sistema FIERO em Porto Velho, que contou também com a presença do conselheiro econômico peruano no Brasil, Antônio Castilho, que ministrou palestra durante o evento. Jesus destacou também a presença do advogado tributarista, Francisco Pantigoso, que falou sobre leis e convênio para evitar a dupla tributação Peru/Brasil.

O evento contou ainda com a presença de mais de 20 empresários de Tacna -, cidade localizada no extremo sul do Peru, a 52 km da fronteira com o Chile e a mais de mil quilômetros da capital Lima. Os empresários peruanos vieram para negociar seu principal produto – azeitona, azeite de oliva e orégano. A participação do cônsul e dos empresários peruanos confirmou o interesse pelas potencialidades econômicas de Rondônia.

“O Congresso Internacional da FIERO é extremamente importante, pois reuniu empresários peruanos e rondonienses oportunizando que ambos os lados conheçam em detalhes todas as dificuldades de negociar, porque os empresários peruanos, e não apenas de Lima, mas de outras regiões fronteiriças e da parte sul do país como Tacna e Arequipa, têm interesse em estabelecer e concretizar negócios com os empresários de Rondônia” afirmou Carranza.

O cônsul ressaltou a organização do Congresso Internacional com suas palestras especializadas e focadas em temas de interesse dos empresários não apenas de Rondônia, mas do Peru, Chile, Bolívia. “Rondônia tem uma localização estratégica muito importante, não apenas para o Brasil, mas para toda a região Sul Americana”.

O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú falou sobre a importância da participação do Peru na Semana da Indústria. “A presença de autoridades e técnicos do Peru no 1º Seminário Internacional Sul Americano – Abrindo fronteiras, fechando negócios é fundamental para discutirmos as dificuldades logísticas que existem entre os países andinos que almejam uma parceria com o Brasil e o Estado de Rondônia”. Baú ressaltou também a importância das parcerias e do intercâmbio comercial que possibilitará um desenvolvimento positivo mediante a realização de projetos que beneficiariam ambos os países.

“Com certeza o nosso Seminário foi um sucesso, pois conseguimos reunir na mesma mesa, o empresário que tem o produto, o que transporta e as autoridades para um debate visando identificar os gargalos, os entraves burocráticos que impedem que os negócios sejam concretizados”, acrescentou Baú, que disse ainda que ao final do seminário, a FIERO entregará um documento onde estarão identificados e registrados os gargalos que precisam ser abertos para que o intercâmbio comercial aconteça. “a vontade de fazer negócios é evidente”, finalizou o Baú.

Fonte: Ascom/FIERO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)