Porto Velho (RO) domingo, 15 de julho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Consórcio Brasil Central elege novo presidente e define metas para os próximos anos


Na última reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do  Brasil Central de 2017, na quarta-feira (6), em Brasília, os governadores dos seis estados membros e do Distrito Federal aprovaram por unanimidade o nome do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, para substituir o atual presidente da entidade, governador de Goiás, Marconi Perillo que deixa o cargo em fevereiro de 2018.

Durante a reunião foram apresentados e aprovados também o Plano Plurianual (PPA) e o orçamento anual do Consórcio, o projeto de Aliança Municipal pela Competividade nos Municípios (Rondônia 20 municípios participam), a unificação das exportações e ainda foi assinado a ordem de serviço para a realização do pregão eletrônico da compra compartilhada de medicamentos de alto custo, com levantamento da quantidade de remédios necessária para cada estado.

Os governadores também assinaram a continuidade da tutoria do Itaú Social, projeto de qualificação de gestores das escolas públicas. Foi apresentado ainda, o projeto de meta a serem cumpridas pelos estados conjuntamente pelo Consórcio Brasil Central  que visa a redução do número de homicídios, mortalidade infantil e amplia a universalização da educação infantil  e melhoria dos indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos estados.

Para o governador Confúcio Moura, temas importantíssimos, inclusive para curto, médio e longo prazos, nas áreas econômica, de segurança púbica foram debatidos. Confúcio destacou que a decisão da compra compartilhada de medicamento de alto custo entre os entes federados foi mais uma decisão acertada do consórcio para baratear a compra. “É uma coisa fabulosa  porque traz economia em escala” disse.

O anfitrião, governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg,  enfatizou a 19ª reunião encerra o ciclo vitorioso do consórcio Brasil Central com a eleição de Pedro Taques para a presidência da entidade. Rollemberg agradeceu Marconi Perillo por ter sido o idealizador  do consórcio, e por ter liderado o consórcio até aqui.

Participaram  os governadores do Distrito Federal (Rodrigo Rolemberg); de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Pedro Taques; do Maranhão, o vice-governador, Carlos Brandão; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; de Rondônia, Confúcio Moura; e de Tocantins, Marcelo Miranda


Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Política

Garçon cobra escolas e creches para os Residenciais do Minha Casa Minha Vida

Garçon cobra escolas e creches para os Residenciais do Minha Casa Minha Vida

Os residenciais, acima relacionados, comportam 9.453 famílias, fazem parte do Programa Federal “Minha Casa Minha Vida”, mas não contam com equipamento

Sala do Empreendedor consegue avanços com boas práticas

Sala do Empreendedor consegue avanços com boas práticas

Com apoio do Sebrae, atendentes são avaliados pelos empreendedores