Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Conselho prestigia formatura da primeira turma de Farmácia de Rondônia


 

Ao participarem na noite de quarta-feira da formatura da primeira turma do curso de farmácia da Facimed, a diretora secretária-geral do Conselho Federal de Farmácia e a presidente do Conselho Regional para Rondônia e Acre, Lérida Vieira e Ana Caldas, respectivamente, destacaram a importância dessa formação para a melhoria do atendimento à saúde em Rondônia e também as conquistas garantidas por meio das articulações do CFF junto e os CRF’s com o Ministério da Saúde.

Lérida Vieira iniciou seu pronunciamento enaltecendo o papel dos pais, que atuaram como “bússolas”, dando aos filhos o norte nos momentos de nevoeiro. Enquanto os professores, diretores e o coordenador do curso “valeram do poder que vem do conhecimento para ajudar a edificar um novo tempo na saúde rondoniense”, somando-se aos pais para garantir aos jovens-estudantes um sólido patrimônio: o conhecimento.

Aos concluintes, a diretora secretária-geral do CFF expressou o desejo de boas-vindas à profissão, dando destaque a algumas das 65 áreas em que poderão atuar, como por exemplo, atenção farmacêutica, análises clínicas e toxicológicas, indústrias de medicamento, cosméticos e alimentos, além do serviço público, cuja porta principal é o SUS, maior sistema de saúde pública do mundo, responsável pelo atendimento a cerca de 120 milhões de pessoas.

Ana Caldas por sua vez incentivou os novos profissionais a buscarem não apenas o saber técnico e científico, mas também a formação multidisciplinar, humanista e atenta às transformações sociais, e lembrou que a farmácia é uma das atividades da saúde mais antigas, pontuada pela compaixão, generosidade, responsabilidade social e o desejo de servir ao próximo. “A inclusão efetiva do profissional de farmácia na rede de assistência à saúde pode reduzir sensivelmente problemas, como o uso incorreto e o desperdício de medicamentos nas farmácias hospitalares e ambulatórios do SUS”, acentuou.

Ao falar sobre os avanços, que têm o CFF como “general”, Lérida Vieira destacou que entre os desafios estão a qualificação e a inserção do farmacêutico no contexto social do qual faz parte. “Só assim, com a qualificação e ciente de suas responsabilidades sociais, o farmacêutico poderá agir para melhorar o ambiente sanitário de sua comunidade. Isto é consciência social”, disse a secretária, para a qual o SUS também é um grande desafio proposto ao farmacêutico, que é atuar na atenção básica à saúde pública.

A inclusão efetiva do profissional de farmácia na rede de assistência à saúde, de acordo com a presidente do Conselho Regional de Farmácia para Rondônia e Acre, Ana Caldas, pode reduzir sensivelmente problemas, como o uso incorreto e o desperdício de medicamentos nas farmácias hospitalares e ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS.

Ao falar sobre os avanços da farmácia, que têm o Conselho Federal como “general”, Lérida Vieira destacou que entre os desafios da profissão estão a qualificação e a inserção do farmacêutico no contexto social do qual faz parte. Ela entende que só com a qualificação e ciente de suas responsabilidades sociais, o farmacêutico poderá agir para melhorar o ambiente sanitário de sua comunidade. “Isto é consciência social”, afirmou a diretora-geral do CFF, para a qual o SUS também é um grande desafio proposto ao farmacêutico, que é a atuação na atenção básica à saúde pública. Lérida ainda citou como valorização do farmacêutico a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Fonte: Veronilda Lima

Mais Sobre Política

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319,

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6