Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselho prestigia formatura da primeira turma de Farmácia de Rondônia


 

Ao participarem na noite de quarta-feira da formatura da primeira turma do curso de farmácia da Facimed, a diretora secretária-geral do Conselho Federal de Farmácia e a presidente do Conselho Regional para Rondônia e Acre, Lérida Vieira e Ana Caldas, respectivamente, destacaram a importância dessa formação para a melhoria do atendimento à saúde em Rondônia e também as conquistas garantidas por meio das articulações do CFF junto e os CRF’s com o Ministério da Saúde.

Lérida Vieira iniciou seu pronunciamento enaltecendo o papel dos pais, que atuaram como “bússolas”, dando aos filhos o norte nos momentos de nevoeiro. Enquanto os professores, diretores e o coordenador do curso “valeram do poder que vem do conhecimento para ajudar a edificar um novo tempo na saúde rondoniense”, somando-se aos pais para garantir aos jovens-estudantes um sólido patrimônio: o conhecimento.

Aos concluintes, a diretora secretária-geral do CFF expressou o desejo de boas-vindas à profissão, dando destaque a algumas das 65 áreas em que poderão atuar, como por exemplo, atenção farmacêutica, análises clínicas e toxicológicas, indústrias de medicamento, cosméticos e alimentos, além do serviço público, cuja porta principal é o SUS, maior sistema de saúde pública do mundo, responsável pelo atendimento a cerca de 120 milhões de pessoas.

Ana Caldas por sua vez incentivou os novos profissionais a buscarem não apenas o saber técnico e científico, mas também a formação multidisciplinar, humanista e atenta às transformações sociais, e lembrou que a farmácia é uma das atividades da saúde mais antigas, pontuada pela compaixão, generosidade, responsabilidade social e o desejo de servir ao próximo. “A inclusão efetiva do profissional de farmácia na rede de assistência à saúde pode reduzir sensivelmente problemas, como o uso incorreto e o desperdício de medicamentos nas farmácias hospitalares e ambulatórios do SUS”, acentuou.

Ao falar sobre os avanços, que têm o CFF como “general”, Lérida Vieira destacou que entre os desafios estão a qualificação e a inserção do farmacêutico no contexto social do qual faz parte. “Só assim, com a qualificação e ciente de suas responsabilidades sociais, o farmacêutico poderá agir para melhorar o ambiente sanitário de sua comunidade. Isto é consciência social”, disse a secretária, para a qual o SUS também é um grande desafio proposto ao farmacêutico, que é atuar na atenção básica à saúde pública.

A inclusão efetiva do profissional de farmácia na rede de assistência à saúde, de acordo com a presidente do Conselho Regional de Farmácia para Rondônia e Acre, Ana Caldas, pode reduzir sensivelmente problemas, como o uso incorreto e o desperdício de medicamentos nas farmácias hospitalares e ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS.

Ao falar sobre os avanços da farmácia, que têm o Conselho Federal como “general”, Lérida Vieira destacou que entre os desafios da profissão estão a qualificação e a inserção do farmacêutico no contexto social do qual faz parte. Ela entende que só com a qualificação e ciente de suas responsabilidades sociais, o farmacêutico poderá agir para melhorar o ambiente sanitário de sua comunidade. “Isto é consciência social”, afirmou a diretora-geral do CFF, para a qual o SUS também é um grande desafio proposto ao farmacêutico, que é a atuação na atenção básica à saúde pública. Lérida ainda citou como valorização do farmacêutico a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)