Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 - 11h46
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, (CMDDM) discutiu em sessão plenária, sobre as ações para o mês de março, e deliberou sobre a realização de eventos e eleições. De acordo com a coordenadora do CMDDM, Francisca Serrão, foram aprovados o Plano de Ação 2011 e o Calendário Anual de Reuniões. “Decidimos sobre as substituições das conselheiras e eleição de uma nova diretoria. Também deliberamos que as conselheiras que completaram dois anos têm que encaminhar o nome de outras para assumirem, e vamos capacitar as novas conselheiras e as promotoras legais”, informou.
Duas ações muito importantes pela defesa dos direitos das mulheres foram programadas pelo conselho. A primeira é um pit stop, que deverá ser realizado no dia 03 de março, nos cruzamentos das Avenidas Governador Jorge Teixeira, atual BR 319, com a Carlos Gomes, próximo a rodoviária municipal. O outro evento é o lançamento da Cartilha do Conselho, prevista para o dia 15 de março. Para o dia 04 de abril está prevista a eleição da nova diretoria do Conselho. “Estas ações tem a função de prevenção e intensificar a campanha ‘Mulher Vença, o Medo....Denuncie!!!’. Durante o pit stop, vamos abordar estes assuntos com o público e distribuir preservativos, por conta do carnaval. Também queremos chamar a atenção da sociedade portovelhense através da cartilha, para os direitos das mulheres, onde ela deve conhecer, divulgar e exigir que seus direitos sejam respeitados”, ressalvou Serrão.
Conforme a coordenadora, um dossiê será elaborado, onde constará um amplo levantamento geral de todos os atendimentos realizados em mulheres nas delegacias, pronto socorro, postos de saúde, IML e hospitais. Também formará o dossiê, informações sobre questões jurídicas, desde o momento em que a denúncia for feita até o momento em que a solução foi dada pela justiça. A idéia é monitorar esse tempo para saber se está dentro do prazo legal ou se está fora, o foco é influenciar no resultado final para que as mulheres tenham suas reivindicações atendidas e com segurança.
A reunião contou com a presença de componentes do Conselho, que são: secretaria municipal de Educação (Semed), Fórum de Educação Infantil de Rondônia (Feiro), coordenadoria municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM), secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Mulheres Negras Raízes e Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero).
Fonte: Fabrícius Bariani
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar