Quarta-feira, 28 de março de 2012 - 15h03
Cerca de 70 participantes entre conselheiras e representantes de instituições estão sendo capacitados nesta quarta-feira, 28, através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher que promove o Seminário de sensibilização de Conselheiras e Multiplicadores Sociais, com o tema: ‘Perspectivas e desafios da atuação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher’. O assunto deve ser debatido por toda a sociedade. Segundo dados do Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, em 2011, foram atendidas cerca de cinco mil mulheres, buscando diferentes tipos de ajuda. Das quase três mil ocorrências registradas na Delegacia da Mulher, cerca de mil desistiram do processo depois de serem coagidas pelo agressor com promessas de mudança por parte de seus companheiros, entre outras situações.
A conselheira Ângela Maria Aguiar da Silva, ressaltou, durante a abertura do seminário, as muitas conquistas do Conselho. “Quero agradecer ao prefeito Roberto Sobrinho e a primeira-dama, Lucilene Peixoto pela nossa mais recente conquista: O Espaço Mulher, que será construído ao lado da Maternidade municipal Mãe Esperança. Neste local funcionará tanto o Conselho como a Coordenadoria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, os Centros de Referência de atendimento as Mulheres Vítimas de Violência e de Saúde da Mulher”, disse.
Ela aproveitou e incentivou a todos os presentes a serem multiplicadores das ações do Conselho. “Se cada um aqui for multiplicador teremos um resultado excelente e é isso o que o Conselho deseja. Tenho certeza que assim teremos um futuro melhor para as mulheres”, acrescenta.
Rosa de Lourdes Azevedo, conselheira Nacional dos Direitos das Mulheres, disse sobre a autonomia econômica, social, pessoal (decisões), cultural e de infra estrutura das mulheres. “Essas são as grandes perspectivas que colocamos, hoje, para as mulheres. Queremos a compreensão dos gestores para que estas sejam respeitadas em todos os espaços e que consigam trazer a tona questões relacionadas a elas. Também trabalhamos o controle social, o Conselho exerce esse poder constitucionalmente, mais para que realize este papel é necessário que tenha espaço e seja reconhecido para exercer essas ações. A presidente Dilma trouxe uma grande mudança, ela passa um sentimento de que as mulheres podem ser representadas em todos os âmbitos e os homens passaram a enxergar a mulher como um potencial. Eles estão com um olhar mais sensível a esta realidade”, disse Rosa.
Participação
Fernanda Oliveira Costa Góes é representante do Instituto Federal de Rondônia que, em Porto Velho, realiza um programa denominado ‘Mulheres Mil’, dentro deste existe o projeto ‘Cidadania Ribeirinha’ que atende mulheres das comunidades da Estrada do Belmont e São Carlos que estão em situação de vulnerabilidade social ou são esposas, mães e irmãs de jovens e adultos detentos. “Trabalhamos a autoestima através do Curso de Moda, realizado em parceria com a prefeitura de Porto Velho e outras entidades, proporcionando a elevação da escolaridade e a profissionalização. Como multiplicadores queremos ser capacitados para atuar junto a estas mulheres em seus direitos e defesas”, afirma.
Kenny Frazão, 36, é multiplicadora e espera aprender estratégias para combater a violência contra a mulher. “Estou entrando no grupo agora e me indigno com o que acontece com as mulheres. Quero poder orientar na hora da necessidade, principalmente. A sociedade tem que enxergar de outra forma e não achar que é normal sofrer algum tipo de violência. Acredito que ser uma multiplicadora é exigir que as leis aconteçam. É estender a mão para aquela que não sabe nem por onde começar. Dar um novo passo para uma nova caminhada” comenta.
Fonte: Rebeca Barca
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep