Quarta-feira, 8 de março de 2017 - 18h56
O Conselho Estadual de Saúde de Rondônia vai convocar o diretor do Hospital do Câncer “Barretinho”, Henrique Prata, para que ele explique o que, de fato, se esconde atrás de suas denúncias feitas à imprensa na terça-feira 07.03 sobre a atual política do câncer em Rondônia.
Segundo o presidente do Conselho, Raimundo Nonato, Henrique Prata possui um convênio com o Estado de Rondônia, através da Fundação Pio XII, e por, se tratar de dinheiro público, é de suma importância que ele dê detalhes sobre os possíveis ilícitos que possam estar acontecendo.
De acordo com Raimundo Nonato, ele não vai adentrar no mérito das discussões políticas pelo fato de Henrique Prata ter citado nomes de alguns políticos de Rondônia. “Vou discutir a questão no mérito técnico-jurídico, porque saúde pública não é mercadoria. Portanto, a questão política está fora da discussão”, disse.
Raimundo Nonato afirmou que estranhou as declarações de Henrique Pratas, quando ele afirma que não recebe nada do Estado, sendo que o Barretinho é do Estado, e construído com dinheiro da compensação das usinas, e recebe ainda uma verba de R$ 26 milhões anuais.
Além disso, segundo Raimundo Nonato, o Barretinho, no ano passado R$ 10 milhões da Assembleia Legislativo, recurso este retirada da rubrica “Taxa de Manutenção de funcionamento dos hospitais públicos de Rondônia, que hoje objeto de representação junto ao Tribunal de Contas e Ministério Público e Federal.
Raimundo Nonato deixou claro que as instâncias que tem poder de deliberação sobre credenciamento de hospitais públicos sequer foram acionados, ou seja, Henrique Prata deveria ter buscado esses órgãos de controle antes de fazer qualquer tipo de denúncia, ou ilações que colocam em risco a credibilidade da saúde pública estadual.
Atualmente, segundo o conselheiro-presidente, três hospitais estão habilitados no SUS para fazer os procedimentos de Oncologia em Rondônia: O Hospital de Base, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) e o São Pallegrino. “Somente esses hospitais recebem verba do SUS para procedimentos oncológicos e o senhor Henrique Prata quer incluir mais um para dividir o bolo”, ironizou Raimundo.
O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, também será convocado no mesmo dia e hora para os esclarecimentos do Plenário. Segundo Raimundo, numa primeira análise, a situação demonstra que o tratamento e a vida dos pacientes oncológicos é a que menos interessa e que o Estado ou a direção do Barretinho estão mentindo na história.
O não comparecimento à convocação pode resultar em uma Representação junto ao Ministério Público.
Fonte: Marcos Santana
A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti
Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé
Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo
Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari
“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten
Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno
Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a