Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselho aprova mudança no Plano Diretor de Porto Velho


Por 11 votos a 3, o Conselho Municipal da Cidade (Concidade), em reunião extraordinária, aprovou a alteração proposta pela executivo municipal no Plano Diretor da Cidade, para que o município possa construir as casas para as famílias que serão remanejadas por causa da construção da ponte do Rio Madeira. A reunião foi dirigida pelo presidente do Concidade, o secretário Bóris Alexandre, da secretaria municipal de Planejamento e Gestão (Sempla).

Ao todo serão remanejadas 400 famílias, sendo 150 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) que residem ao longo da estrada da Balsa e 250 pela Prefeitura de Porto Velho, que moram no bairro São Sebastião. As residências serão construídas à margem esquerda do rio Madeira em uma área de 300,11 metros quadrados.

A alteração na legislação municipal foi defendida na reunião do conselho pelo secretário Ian Kleber, da secretaria municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur). A mudança na lei já havia sido aprovada na Câmara Temática de Habitação e Regularização Fundiária e na de Mobilidade Urbana. “Essa mudança é específica para atender as famílias que estão sendo impactadas com a obra da ponte para atender uma exigência da Caixa Econômica Federal que só financia a construção de imóveis na área urbana, e aquela área pelo Plano Diretor está na zona. E como este é um ano eleitoral, essa situação tem que ser resolvida o mais rápido possível por causa do prazo, e também para que o recurso não seja remanejado para outro estado”, explicou Ian Kleber.

Com a aprovação da mudança no conselho, o executivo encaminhará à Câmara Municipal um Projeto de Lei Complementar dispondo sobre a ampliação do perímetro urbano do município, para que a área do outro lado do rio passe a pertencer ao perímetro urbano. O projeto declara a área à margem esquerda do rio Madeira como Zona de Expansão Urbana.

O projeto prevê ainda a criação de uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis) e a elaboração de um Projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social, considerando as características da ocupação e da área a ser ocupada, onde serão definidos os parâmetros urbanísticos e ambientais específicos, além da identificação dos lotes, das vias de circulação e as áreas destinadas ao uso público. “A criação da Zeis é importante porque por meio desse instrumento, será possível viabilizar a regularização urbanística e jurídica da área de assentamento da população de baixa renda, mediante parâmetros específicos de uso e ocupação do solo. Também a população residente às proximidades da Zeis poderá ser fixada no local criando mecanismos que impeçam a expulsão indireta decorrentes da regularização jurídica e urbanística”, afirmou o presidente do Concidade.

Outras vantagens são a viabilidade técnica e jurídica da participação da comunidade no processo de urbanização e regularização jurídica do assentamento e a melhoria das condições de moradia das famílias remanejadas, com a elaboração de planos de investimentos em equipamentos urbanos e comunitários. Atualmente, a maioria das famílias reside em áreas de riscos às margens do Canal Tomé de Souza e da Balsa.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)