Terça-feira, 19 de janeiro de 2010 - 20h50
O presidente do Conselho Administrativo da ASTIR-RO, PM Ronaldo José Gonçalves Araújo, solicitou documentos relativos ao pleito eleitoral de 2009, para subsidiar o colegiado de conselheiros da entidade, bem como cópia dos balanços contábil e financeiro referente aos meses de janeiro a junho de 2009 ao Setor de Contabilidade da Astir. A preocupação do PM Ronaldo é que a ASTIR virou uma caixa preta, ou seja, os associados não sabem quanto é a arrecadação mensal e nem quanto se gasta mensalmente na Astir. É direito do sócio ter essas informações e isso não estar sendo feito, pois existe previsão no estatuto da entidade tais prestações de contas periódicas, para a surpresa do Presidente do Conselho foram negados tais informações, pois existe suspeita de irregularidades e eles não querem que isso venha a tona para o conhecimento dos sócios.
Ronaldo lamenta que a resposta tenha sido negativa, conforme documentos assinados pelo ex-presidente da ex-Junta Governativa da ASTIR, Aildo da Cruz,“Lamentamos que o senhor Aildo esteja agindo desta forma, pois o mesmo tem conhecimento que, de acordo com o Estatuto, o CONSAD foi empossado no dia 4 de janeiro, haja vista ter sido eleito com mais de 98% dos votos na eleição de 30 de novembro de 2009. Contudo, o Conselho Administrativo não homologou o resultado da eleição para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, conforme previsto no Estatuto, em virtude dos fatos apresentados sobre a eleição dos mesmos, com indícios de fraude”, explica Ronaldo. De acordo ainda com o Estatuto, o próprio Conselho Administrativo tem competência para empossar e homologar ou não o resultado da eleição.
ASSEMBLEIA GERAL
“Diante destes fatos, decidimos suspender a posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal até a realização da Assembleia Geral, quando os associados decidirão pelo fim do impasse”.
Ao contrário do que está sendo divulgado na mídia, a Assembléia é legal e compete ao presidente do Conselho Administrativo sua convocação, Art. 23, I, do Estatuto da Astir. Portanto a ASSEMBLEIA vai acontecer nesta quinta-feira, 21 de janeiro de 2010, em Ji-Paraná, por ser uma cidade localizada no centro do Estado, facilitando a participação de todos os associados.
Por força do Estatuto da ASTIR, a Assembléia Geral é o poder deliberativo maior e suas decisões têm força de lei para os associados, para o Conselho Administrativo, para o Conselho Fiscal e para a Diretoria Executiva. “As decisões da Assembléia Geral serão tomadas por maioria de votos explica Ronaldo, informando que, na assembléia serão esclarecidos todas as dúvidas e expostos os documentos que comprovam todas as manobras para prejudicar os eleitores do interior não prevalecendo suas vontades.
De acordo ainda com o Estatuto da ASTIR, é competência do Conselho Administrativo, convocar, na forma legal e Estatutária, uma Assembléia Geral para resolver assuntos de caráter emergencial. “O que está acontecendo agora deve ser resolvido com urgência, pois com esse impasse, quem perde são os associados, além das ações executadas pelos membros da chapa 10, encabeçada pelo ex-presidente da ex-Junta Governativa, Aildo da Cruz, que se intitulam como diretores executivos, tendo em vista a posse não ter sido homologada pelo Conselho Administrativo, órgão competente para tal mister, de acordo com o Artigo 27, inciso XXVI, do Estatuto da Astir”, finaliza Ronaldo.
Fonte: Marlene Mattos
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c