Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselheiros homenageiam Kazunari Nakashima



Os membros do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) prestaram uma homenagem ao Procurador Geral do Ministério Público junto ao TCE, Kazunari Nakashima, que se aposenta nos próximos dias.

O presidente da Corte, conselheiro José Gomes de Melo, fez um breve discurso destacando os quase 27 anos de dedicação do procurador geral no Tribunal de Contas. O presidente destacou que durante esses anos, atuou na procuradoria solitariamente, atendendo todos os gabinetes dos conselheiros, elaborando os pareceres ministeriais em todos os processos que exigiam a obrigatoriedade de sua manifestação. Conselheiros homenageiam Kazunari Nakashima - Gente de Opinião

Em seguida, o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, também ressaltou esse dinamismo de trabalho, afirmando que sempre estendeu seus conhecimentos nas áreas jurídica, contábil e da economia a todos e que sempre trabalhos com esmero nos seus pareceres, sempre incansavelmente.

Em seguida, o conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, falou que logo que assumiu se disse surpreso como que um único procurador conseguia dar conta de todos os pareceres enviados ao seu gabinete, sem haver acúmulo de processos. Ao final de suas palavras, parabenizou o procurador geral pela sua atuação em todos esses anos, e pediu que ele não deixe de freqüentar a Corte depois de sua aposentadoria.

O conselheiro Francisco Carvalho lembrou que antes de chegar à Corte, esteve do outro lado, como prefeito do município de Presidente Médici, e que sempre soube que o procurador geral, sempre recebeu todos os jurisdicionados em seu gabinete, com a maior presteza e os orientava serenamente.

O conselheiro Rochilmer Mello da Rocha, também prestou uma singela homenagem a Kazunari Nakashima, afirmando que ele sempre foi zeloso com a coisa pública e com o erário. Disse que o procurador geral será sempre um exemplo para as futuras gerações, pois sempre trabalhou com isenção e responsabilidade.

Para finalizar as homenagens, o conselheiro Edilson de Sousa Silva destacou que o procurador geral trilhou a sua jornada de trabalho com sua sabedoria oriental e sempre conduziu seus trabalhos com honradez. Ele falou ainda que ele é e será um exemplo de vida para os membros e servidores da Casa.

O procurador geral afirmou esta homenagem o pegou de surpresa, pois ao longo desses anos, apenas cumpriu com o seu dever de servidor do Estado exercendo suas funções na forma da lei. Ao final, Kazunari Nakashima agradeceu as palavras proferidas pelos seus colegas durante a sessão do pleno, realizada nesta quinta-feira (08). 

VEJA DISCURSO:

Hoje, 8 de outubro de 2009, nos reunimos para mais uma sessão ordinária neste plenário. Mas esta sessão não é apenas mais uma, é o dia em que o amigo Kazunari Nakashima se despede deste Pleno, pois estará se aposentando, voluntariamente, antes do próximo dia 17. Quero aproveitar esta oportunidade para deixar registrado, neste dia especial, a importância da passagem por esta Casa do nosso procurador geral Dr. Kazunari Nakashima.

Quando nomeado pelo governador Jorge Teixeira, em abril de 1983, para o cargo de Procurador Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, para fazer parte da primeira composição desta Corte, a sua indicação foi oriunda da sua competência demonstrada como funcionário do ex-Território Federal de Rondônia e, posteriormente, do Estado, onde desempenhou, entre outras funções, a difícil missão de Auditor Geral.

Um homem de um curriculum extenso e de uma formação rica. Economista, Contador e Advogado. Não poderia o cargo de procurador do MP junto ao TCE ter melhor indicação. Muito feliz e muito sábia foi à escolha do nome de Vossa Excelência pelo governador Jorge Teixeira, pois sabia ele que uma instituição como esta mereceria a presença constante de uma figura tão qualificada como a sua.

Saiba, dr. Kazunari, que a presença de Vossa Excelência foi primordial para a construção de nosso arcabouço administrativo e jurídico.

Seu nome sempre foi unanimidade quando, em nossas missões, se exigia conhecimento, experiência e competência, Vossa Excelência sempre se mostrou incansável no cumprimento de seus ofícios, e assim foi como coordenador geral do primeiro concurso para provimento de cargo para as áreas técnica e administrativa do TCE, e para o cargo de Auditor, em 1983.

Compôs, em 1988, a comissão de elaboração das proposições deste TCE, dando redação ao texto constitucional, pertinente à sua fiscalização contábil, financeira e orçamentária, a ser apresentada a Assembléia Estadual Constituinte. Mais recentemente, como fez durante toda a sua estada nesta Corte, participou de mais um encontro promovido por este TCE, o Encontro de Atualização Administrativa, onde o tema central abordado, Equilíbrio das Contas Públicas, se confunde com a sua incansável luta e vigilância pela melhor utilização dos recursos.

Não poderia, nesta ocasião tão especial, deixar de registrar, até por uma questão de reconhecimento e de justiça, o seu compromisso com o cargo que lhe foi confiado, de Procurador Geral deste Tribunal de Contas, e sozinho, por mais de 17 anos, Vossa Excelência assumiu incansavelmente a tarefa de elaborar os pareceres ministeriais em todos os processos que exigiam a obrigatoriedade desta manifestação, atendendo pontualmente os seis gabinetes de Conselheiros e a Presidência desta Corte de Contas.

Dr. Kazunari, este plenário, que Vossa Excelência tanto frequentou, participando efetivamente de suas decisões se sentirá, com certeza, ao término desta sessão, na expressão de cada um de nós, um sentimento de saudade. Sua presença aqui, do lado direito desta mesa, foi tão marcante quanto foram as decisões tomada por este colegiado, e que Vossa Excelência, competentemente, ajudou a construir. Assim como ajudou a construir a nossa história, para hoje fazer parte dela, e assim, pelas suas qualidades, pelo seu pioneirismo e como fundador desta Corte, posição de poucos, Vossa Excelência será sempre lembrado em todas as suas comemorações.

Quero, em nome de todos os servidores desta Casa e de seus membros, agradecer a dedicação e lealdade que Vossa Excelência demonstrou durante esses quase 27 anos de Tribunal de Contas.

À sua família, em especial, quero agradecer pela compreensão e tolerância para com esta Corte, que por vezes fez Vossa Excelência se ausentar de seu lar para dedicar-se a esta Casa, não por imposição, mas por amor à causa pública.

Dr. Kazunari, muito obrigado!

José Gomes de Melo - Presidente

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)