Segunda-feira, 15 de março de 2010 - 17h36
Conselheiro federal da seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado Gilberto Piselo corroborou, nesta segunda-feira, a posição assumida pela Seccional Rondônia da OAB, contra as propostas do Governo federal de aprovar no Congresso Nacional leis que dotam o Fisco nacional de superpoderes e elimina a participação do Poder Judiciário em ações como penhora de bens e invasão de domicílio. Gilberto Piselo acompanha em Brasília, a exposição que o advogado geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, fez ao Conselho Federal da OAB, apresentando defesa das propostas.
Piselo faz questão de manifestar-se sobre o tema, lembrando que essas medidas, se aprovadas pelo Congresso Nacional, terão efeito devastador para democracia. “Temos que lembrar a voracidade arrecadadora do Fisco, que cria mecanismos para aumentar a eficácia do poder coercitivo da cobrança, apresentando uma lei aparentemente inocente ou aceita sob o pálio de que o sonegador ou mal pagador deve ser compelido a pagar, a qualquer custo”, disse Piselo.
O presidente da seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, manifestou sua preocupação com mais essa tentativa do governo em suprimir o Poder Judiciário e repudiou a tentativa de aprovação do projeto de lei que desconsidera as decisões judiciais e assegura superpodres ao Fisco nacional.
Citando como exemplo o sistema do Bacen Jud, Gilberto Piselo lembrou que o sistema é liberado aos juízes e que, por isso, não se imaginaria ser usado como violação a direito das pessoas por ele atingidas. “Mesmo sob o poder judiciário, às vezes provoca constrição de bens, especialmente dinheiro em conta corrente, gerando riscos e até a inviabilização da própria atividade empresarial do executado, bloqueando valores muitas vezes maior que a divida e o desbloqueio do excesso demanda tempo inversamente proporcional ao da constrição”, pontua o conselheiro federal.
Fonte: Ascom OAB-RO
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)