Segunda-feira, 15 de março de 2010 - 17h36
Conselheiro federal da seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado Gilberto Piselo corroborou, nesta segunda-feira, a posição assumida pela Seccional Rondônia da OAB, contra as propostas do Governo federal de aprovar no Congresso Nacional leis que dotam o Fisco nacional de superpoderes e elimina a participação do Poder Judiciário em ações como penhora de bens e invasão de domicílio. Gilberto Piselo acompanha em Brasília, a exposição que o advogado geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, fez ao Conselho Federal da OAB, apresentando defesa das propostas.
Piselo faz questão de manifestar-se sobre o tema, lembrando que essas medidas, se aprovadas pelo Congresso Nacional, terão efeito devastador para democracia. “Temos que lembrar a voracidade arrecadadora do Fisco, que cria mecanismos para aumentar a eficácia do poder coercitivo da cobrança, apresentando uma lei aparentemente inocente ou aceita sob o pálio de que o sonegador ou mal pagador deve ser compelido a pagar, a qualquer custo”, disse Piselo.
O presidente da seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, manifestou sua preocupação com mais essa tentativa do governo em suprimir o Poder Judiciário e repudiou a tentativa de aprovação do projeto de lei que desconsidera as decisões judiciais e assegura superpodres ao Fisco nacional.
Citando como exemplo o sistema do Bacen Jud, Gilberto Piselo lembrou que o sistema é liberado aos juízes e que, por isso, não se imaginaria ser usado como violação a direito das pessoas por ele atingidas. “Mesmo sob o poder judiciário, às vezes provoca constrição de bens, especialmente dinheiro em conta corrente, gerando riscos e até a inviabilização da própria atividade empresarial do executado, bloqueando valores muitas vezes maior que a divida e o desbloqueio do excesso demanda tempo inversamente proporcional ao da constrição”, pontua o conselheiro federal.
Fonte: Ascom OAB-RO
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)