Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselheira de Farmácia faz alerta a candidatos


 
Os novos prefeitos a serem eleitos (ou reeleitos) neste domingo (5) terão a chance de desenhar um novo perfil para a saúde dos seus municípios, no que diz respeito à assistência farmacêutica, pois poderão contar com a novidade chamada Nasf, que são os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. A afirmação foi feita pela diretora-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lérida Vieira, conselheira federal de Farmácia para Rondônia e Acre, ao falar sobre o crescente número de problemas relacionados ao uso de medicamentos sem orientação farmacêutica.

A conselheira de Farmácia ressaltou que os prefeitos devem ficar atentos também às farmácias particulares que não mantêm o farmacêutico atuando, pois, nesse caso, estariam disseminando problemas e não saúde para a população. “A garantia do acesso ao medicamento não é o bastante. O paciente precisa ter acesso também à orientação sob pena de o medicamento que deveria curá-lo transformar-se em um tóxico letal”, justificou.

A diretora do CFF denuncia que quando um paciente não recebe a devida orientação farmacêutica sobre o uso correto dos medicamentos tanto no serviço público quanto nas farmácias particulares é o mesmo que deixá-lo entregue à própria sorte. “É um risco inadmissível, que resulta, quase sempre, em agravos para a saúde”, disse.

No caso das farmácias e drogarias particulares, a situação, segundo Lérida Vieira, é igualmente preocupante. “Muitos estabelecimentos não mantêm o farmacêutico presente. Com isso, os balcões ficam entregues a leigos. Vários deles agem movidos pelo interesse em ganhar comissões sobre as vendas. Essas farmácias e drogarias funcionam seguindo apenas a lógica do mercado e não para atender à saúde”.
 
Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)