Sexta-feira, 3 de outubro de 2008 - 17h58
Os novos prefeitos a serem eleitos (ou reeleitos) neste domingo (5) terão a chance de desenhar um novo perfil para a saúde dos seus municípios, no que diz respeito à assistência farmacêutica, pois poderão contar com a novidade chamada Nasf, que são os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. A afirmação foi feita pela diretora-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lérida Vieira, conselheira federal de Farmácia para Rondônia e Acre, ao falar sobre o crescente número de problemas relacionados ao uso de medicamentos sem orientação farmacêutica.
A conselheira de Farmácia ressaltou que os prefeitos devem ficar atentos também às farmácias particulares que não mantêm o farmacêutico atuando, pois, nesse caso, estariam disseminando problemas e não saúde para a população. A garantia do acesso ao medicamento não é o bastante. O paciente precisa ter acesso também à orientação sob pena de o medicamento que deveria curá-lo transformar-se em um tóxico letal, justificou.
A diretora do CFF denuncia que quando um paciente não recebe a devida orientação farmacêutica sobre o uso correto dos medicamentos tanto no serviço público quanto nas farmácias particulares é o mesmo que deixá-lo entregue à própria sorte. É um risco inadmissível, que resulta, quase sempre, em agravos para a saúde, disse.
No caso das farmácias e drogarias particulares, a situação, segundo Lérida Vieira, é igualmente preocupante. Muitos estabelecimentos não mantêm o farmacêutico presente. Com isso, os balcões ficam entregues a leigos. Vários deles agem movidos pelo interesse em ganhar comissões sobre as vendas. Essas farmácias e drogarias funcionam seguindo apenas a lógica do mercado e não para atender à saúde.
Fonte: Veronilda Lima
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade
O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

A tão aguardada torre de telefonia 5G do distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), já está oficialmente em funcionamento. A ativação do sinal repres

Um investimento de R$ 2.582.000,00 já foi oficialmente empenhado pelo Governo de Rondônia para a aquisição de um ônibus semi-leito, que será utiliza

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)