Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselheira de Farmácia faz alerta a candidatos


 
Os novos prefeitos a serem eleitos (ou reeleitos) neste domingo (5) terão a chance de desenhar um novo perfil para a saúde dos seus municípios, no que diz respeito à assistência farmacêutica, pois poderão contar com a novidade chamada Nasf, que são os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. A afirmação foi feita pela diretora-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lérida Vieira, conselheira federal de Farmácia para Rondônia e Acre, ao falar sobre o crescente número de problemas relacionados ao uso de medicamentos sem orientação farmacêutica.

A conselheira de Farmácia ressaltou que os prefeitos devem ficar atentos também às farmácias particulares que não mantêm o farmacêutico atuando, pois, nesse caso, estariam disseminando problemas e não saúde para a população. “A garantia do acesso ao medicamento não é o bastante. O paciente precisa ter acesso também à orientação sob pena de o medicamento que deveria curá-lo transformar-se em um tóxico letal”, justificou.

A diretora do CFF denuncia que quando um paciente não recebe a devida orientação farmacêutica sobre o uso correto dos medicamentos tanto no serviço público quanto nas farmácias particulares é o mesmo que deixá-lo entregue à própria sorte. “É um risco inadmissível, que resulta, quase sempre, em agravos para a saúde”, disse.

No caso das farmácias e drogarias particulares, a situação, segundo Lérida Vieira, é igualmente preocupante. “Muitos estabelecimentos não mantêm o farmacêutico presente. Com isso, os balcões ficam entregues a leigos. Vários deles agem movidos pelo interesse em ganhar comissões sobre as vendas. Essas farmácias e drogarias funcionam seguindo apenas a lógica do mercado e não para atender à saúde”.
 
Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)