Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conscientização pode reduzir número de políticos com processo


 

 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia espera que a Tribunal Superior Eleitoral julgue com celeridade os processos pendentes envolvendo os políticos eleitos. “O que se vê são eleitos de vários estados brasileiro exercendo o cargo por força de medida liminar e acredito que isso não satisfaz a sociedade”, disse, na quarta-feira, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, acrescentando que esse tipo de ‘suspense’ em que vive o político eleito que aguarda resultado de julgamentos de processos levou-o a trabalhar com insegurança política e jurídica.

 

O ideal, segundo Hélio Vieira, seria os casos envolvendo políticos eleitos serem julgados rapidamente, claro que observado o devido processo legal. A situação que atinge vários políticos de Rondônia é comum em todo o Brasil e isso, ainda de acordo com o presidente da OAB, depõe contra a classe política, mas também atinge a estâncias superiores da Justiça Eleitoral.

 

 No caso específico de Rondônia, Hélio Vieira entende que a Justiça Eleitoral vem fazendo sua parte, julgando com celeridade e encaminhando os processos às estâncias superiores.

 

Conscientização

 

O presidente da OAB Rondônia lembra que com o trabalho de conscientização política desenvolvida pela instituição em parceira com vários segmentos da sociedade, a tendência é a diminuição de casos de corrupção eleitoral. Através do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política a OAB e seus parceiros levaram dezenas de palestras às escolas e realizou vários atos cívicos com mensagem de conscientização sobre o voto consciente.

 

Com o lema ‘voto não tem preço, tem conseqüência’, a OAB, a Arquidiocese de Porto Velho, sindicatos, Maçonaria alguns segmentos dos evangélicos, o Ministério Público e a própria Justiça Eleitoral levou à sociedade vários mensagem sobre a importância de se votar com responsabilidade. “Mostramos, principalmente ao público jovem, que o ato de votar deve ser um gesto de responsabilidade para com a cidadania e para com o futuro do Brasil”, disse Hélio Vieira.

 

Para o presidente da OAB, longe de querer se arvorar de locomotiva da renovação que se verificou, sobretudo no Legislativo, ficou claro na última eleição que o trabalho de conscientização vem surtindo efeito. “Esse era o objetivo de nosso trabalho”, observou.

 

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)