Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conscientização pode reduzir número de políticos com processo


 

 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia espera que a Tribunal Superior Eleitoral julgue com celeridade os processos pendentes envolvendo os políticos eleitos. “O que se vê são eleitos de vários estados brasileiro exercendo o cargo por força de medida liminar e acredito que isso não satisfaz a sociedade”, disse, na quarta-feira, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, acrescentando que esse tipo de ‘suspense’ em que vive o político eleito que aguarda resultado de julgamentos de processos levou-o a trabalhar com insegurança política e jurídica.

 

O ideal, segundo Hélio Vieira, seria os casos envolvendo políticos eleitos serem julgados rapidamente, claro que observado o devido processo legal. A situação que atinge vários políticos de Rondônia é comum em todo o Brasil e isso, ainda de acordo com o presidente da OAB, depõe contra a classe política, mas também atinge a estâncias superiores da Justiça Eleitoral.

 

 No caso específico de Rondônia, Hélio Vieira entende que a Justiça Eleitoral vem fazendo sua parte, julgando com celeridade e encaminhando os processos às estâncias superiores.

 

Conscientização

 

O presidente da OAB Rondônia lembra que com o trabalho de conscientização política desenvolvida pela instituição em parceira com vários segmentos da sociedade, a tendência é a diminuição de casos de corrupção eleitoral. Através do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política a OAB e seus parceiros levaram dezenas de palestras às escolas e realizou vários atos cívicos com mensagem de conscientização sobre o voto consciente.

 

Com o lema ‘voto não tem preço, tem conseqüência’, a OAB, a Arquidiocese de Porto Velho, sindicatos, Maçonaria alguns segmentos dos evangélicos, o Ministério Público e a própria Justiça Eleitoral levou à sociedade vários mensagem sobre a importância de se votar com responsabilidade. “Mostramos, principalmente ao público jovem, que o ato de votar deve ser um gesto de responsabilidade para com a cidadania e para com o futuro do Brasil”, disse Hélio Vieira.

 

Para o presidente da OAB, longe de querer se arvorar de locomotiva da renovação que se verificou, sobretudo no Legislativo, ficou claro na última eleição que o trabalho de conscientização vem surtindo efeito. “Esse era o objetivo de nosso trabalho”, observou.

 

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)