Sexta-feira, 7 de novembro de 2008 - 08h52
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia espera que a Tribunal Superior Eleitoral julgue com celeridade os processos pendentes envolvendo os políticos eleitos. O que se vê são eleitos de vários estados brasileiro exercendo o cargo por força de medida liminar e acredito que isso não satisfaz a sociedade, disse, na quarta-feira, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, acrescentando que esse tipo de suspense em que vive o político eleito que aguarda resultado de julgamentos de processos levou-o a trabalhar com insegurança política e jurídica.
O ideal, segundo Hélio Vieira, seria os casos envolvendo políticos eleitos serem julgados rapidamente, claro que observado o devido processo legal. A situação que atinge vários políticos de Rondônia é comum em todo o Brasil e isso, ainda de acordo com o presidente da OAB, depõe contra a classe política, mas também atinge a estâncias superiores da Justiça Eleitoral.
No caso específico de Rondônia, Hélio Vieira entende que a Justiça Eleitoral vem fazendo sua parte, julgando com celeridade e encaminhando os processos às estâncias superiores.
O presidente da OAB Rondônia lembra que com o trabalho de conscientização política desenvolvida pela instituição em parceira com vários segmentos da sociedade, a tendência é a diminuição de casos de corrupção eleitoral. Através do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política a OAB e seus parceiros levaram dezenas de palestras às escolas e realizou vários atos cívicos com mensagem de conscientização sobre o voto consciente.
Com o lema voto não tem preço, tem conseqüência, a OAB, a Arquidiocese de Porto Velho, sindicatos, Maçonaria alguns segmentos dos evangélicos, o Ministério Público e a própria Justiça Eleitoral levou à sociedade vários mensagem sobre a importância de se votar com responsabilidade. Mostramos, principalmente ao público jovem, que o ato de votar deve ser um gesto de responsabilidade para com a cidadania e para com o futuro do Brasil, disse Hélio Vieira.
Para o presidente da OAB, longe de querer se arvorar de locomotiva da renovação que se verificou, sobretudo no Legislativo, ficou claro na última eleição que o trabalho de conscientização vem surtindo efeito. Esse era o objetivo de nosso trabalho, observou.
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas
O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)