Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conscientização pode reduzir número de políticos com processo


 

 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia espera que a Tribunal Superior Eleitoral julgue com celeridade os processos pendentes envolvendo os políticos eleitos. “O que se vê são eleitos de vários estados brasileiro exercendo o cargo por força de medida liminar e acredito que isso não satisfaz a sociedade”, disse, na quarta-feira, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, acrescentando que esse tipo de ‘suspense’ em que vive o político eleito que aguarda resultado de julgamentos de processos levou-o a trabalhar com insegurança política e jurídica.

 

O ideal, segundo Hélio Vieira, seria os casos envolvendo políticos eleitos serem julgados rapidamente, claro que observado o devido processo legal. A situação que atinge vários políticos de Rondônia é comum em todo o Brasil e isso, ainda de acordo com o presidente da OAB, depõe contra a classe política, mas também atinge a estâncias superiores da Justiça Eleitoral.

 

 No caso específico de Rondônia, Hélio Vieira entende que a Justiça Eleitoral vem fazendo sua parte, julgando com celeridade e encaminhando os processos às estâncias superiores.

 

Conscientização

 

O presidente da OAB Rondônia lembra que com o trabalho de conscientização política desenvolvida pela instituição em parceira com vários segmentos da sociedade, a tendência é a diminuição de casos de corrupção eleitoral. Através do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política a OAB e seus parceiros levaram dezenas de palestras às escolas e realizou vários atos cívicos com mensagem de conscientização sobre o voto consciente.

 

Com o lema ‘voto não tem preço, tem conseqüência’, a OAB, a Arquidiocese de Porto Velho, sindicatos, Maçonaria alguns segmentos dos evangélicos, o Ministério Público e a própria Justiça Eleitoral levou à sociedade vários mensagem sobre a importância de se votar com responsabilidade. “Mostramos, principalmente ao público jovem, que o ato de votar deve ser um gesto de responsabilidade para com a cidadania e para com o futuro do Brasil”, disse Hélio Vieira.

 

Para o presidente da OAB, longe de querer se arvorar de locomotiva da renovação que se verificou, sobretudo no Legislativo, ficou claro na última eleição que o trabalho de conscientização vem surtindo efeito. “Esse era o objetivo de nosso trabalho”, observou.

 

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)