Quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 17h18
Sessão Especial discute o Dia da Consciência Negra; vereador Marcelo Reis destaca data
Uma história composta de aventuras, lutas, derrotas e vitórias. Assim foi lembrado o Dia da Consciência Negra durante Sessão Especial, realizada terça-feira, na Câmara Municipal, requerida pelo vereador Marcelo Reis (PV) com debates que tiveram participação de representantes de comunidades negras, em comemoração à data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Segundo argumentou o vereador, o mês de novembro é o mês em que se comemora a consciência negra no Brasil, sendo que o dia 20 é dedicado a essa comemoração, pois marca a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país.
O líder do prefeito na câmara, vereador Marcelo Reis (PV), destacou a data, lembrando de famílias entraram para a história para construir o hoje Estado de Rondônia, citando como exemplo os Johnson´s, os Shockness, os Macdonald´s, os Davi´s, Malone´s e tantas outras famílias que ajudaram a construir Porto Velho na época da internacionalmente conhecida Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
A Sessão Especial contou com a presença da coordenadora municipal de Políticas Publicas para Mulheres, Mara Regina; presidente da Associação Centro de Cultura Negra da Amazônia, Silvestre Antônio; professor da Unir, Marcos Teixeira; presidente do Grupo de Mulheres Negros Raízes, Ana Maria Ramos; presidente União de Negros pela Igualdade, Jamile Vanessa, e José Lopes Castro, representante da Procuradoria do Município.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
"Este 20 de novembro, assim como todos os outros, sejam sempre lembrado pela lutas e conquista. O povo de Zumbi está neste mês de novembro em festa. Bailando com alegria para exorcizar as tristes lembranças. Bailando com altivez em reverência aos deuses da África. Bailando com dignidade, convidando Porto Velho a construir o verdadeiro dia da Consciência Negra”, comemorou Marcelo.
Fonte: Ascom
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c