Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Confúcio visita TCE e abre diálogo com parlamentares


 
A semana de trabalho do governador eleito de Rondônia, Confúcio Moura, foi aberta nesta segunda (22) com uma visita ao TCE-RO (Tribunal de Contas do Estado de Rondônia).

Confúcio foi recebido pelo presidente da Corte, conselheiro José Gomes de Melo, pelos demais membros do Conselho Deliberativo da Corte e pela procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira.

A audiência contou com a presença dos conselheiros José Euler Potyguara Pereira de Mello, Edílson de Sousa Silva, Valdivino Crispim de Souza, Francisco Carvalho da Silva, Paulo Curi Neto e Wilber Carlos dos Santos Coimbra, além do deputado federal reeleito Lindomar Garçon.

Moura convidou o TCE a acompanhar os trabalhos de sua equipe de transição e falou dos desafios na área da saúde. “Precisamos de um grande pacto estadual, envolvendo Governo, Ministério Público, Tribunal de Contas, para que possamos estudar soluções conjuntas a fim de vencer esse grande desafio e evitar um apagão na saúde pública”, disse.

Relator da área de saúde do Governo do Estado no exercício 2009, o conselheiro Edílson de Sousa falou ao governador eleito sobre a necessidade de uma reforma estrutural na Secretaria de Saúde. “O governador tem uma verdadeira pedreira para quebrar com a mão e, para isso, será preciso fazer uma ampla reestruturação, inclusive no quadro funcional”, salientou.

Confúcio Moura disse que “não vai inventar a roda”. Por isso, pretende aproveitar exemplos e práticas que estão sendo adotados com sucesso em outros estados do Brasil: “Nos últimos dias visitei Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal e São Paulo, colhendo informações e vendo o que está dando certo nesses estados para ser aplicado em Rondônia.”

O conselheiro Francisco Carvalho chamou a atenção para a questão orçamentária, ressaltando o papel da equipe de transição. “Não é um trabalho fácil, e seu resultado é fundamental não só para a execução orçamentária do primeiro ano de governo, mas para todo o mandato.”

Alguns membros da equipe de transição do governador eleito já haviam visitado o TCE no último dia 8. Uma das preocupações diz respeito à continuidade dos serviços públicos e das ações administrativas no início do novo governo.

O presidente José Gomes garantiu que o Tribunal de Contas está de portas abertas para fornecer todas as informações que a equipe do governador eleito solicitar.

“Além da atuação fiscalizadora, o Tribunal de Contas tem também sua função orientadora, e nossos técnicos, auditores e conselheiros estão à disposição para ministrar cursos para a futura equipe do governo”, disse o presidente.

Visita aos deputados estaduais

Ainda nesta semana Confúcio pretende fazer visitas de cortesia a todos os deputados estaduais em exercício e aos eleitos no último pleito.

Na manhã desta segunda Confúcio visitou, em seus gabinetes, os deputados Edson Martins (PMDB) e Valter Araújo (PTB) e à tarde o governador eleito tem agenda com representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

Á noite Confúcio participará de um jantar com representantes dos setores empresarial e agrícola

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom

Deputado Ismael Crispin visita escolas e convida alunos para participar dos concursos de redação e da escolha da Bandeira da Assembleia Legislativa

Deputado Ismael Crispin visita escolas e convida alunos para participar dos concursos de redação e da escolha da Bandeira da Assembleia Legislativa

Com o principal objetivo de divulgar e convidar a comunidade estudantil a participar do concurso de Redação da Assembleia Legislativa e da escolha d

ENERGISA: Projeto cria o Aviso-Prévio de 60 dias e dobra o valor da multa para a empresa

ENERGISA: Projeto cria o Aviso-Prévio de 60 dias e dobra o valor da multa para a empresa

Foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (17/09) um projeto de lei, idealizado pelo Servidor do TJ/RO, Brunno Oliveira, que ser