Quinta-feira, 10 de maio de 2012 - 06h37
Para explicar a nota oficial da Associação dos Pecuaristas de Rondônia (Aspro) sobre a não realização da Expovel neste ano, o Controlador Geral de apoio à Governadoria, Valdo Alves, esclareceu que o local conhecido como Parque dos Tanques pertence ao governo do Estado. O governo, no passado sem nenhum lucro, concordou em ceder a área para a Aspro, e não a disponibilidade de repassar R$ 800 mil solicitados pela entidade para realizar a exposição, que já vinha se tornando problemática desde a cavalgada (abertura) pelo centro da cidade.
Valdo Alves explicou que existem diversos problemas que estão sendo resolvidos pelo governo, e todos envolvem recursos, por isso não existe a menor possibilidade de entregar os R$ 800 mil solicitados pela Aspro. Além do mais, a Associação cobra ingressos e altos da população e também recebe aluguel dos estantes instalados na Expovel, por isso o repasse não se justifica, pois o governo não recebe dinheiro dali do movimento.
Ele esclareceu, ainda, que o governo do Estado decidiu construir um centro de convenções multieventos no local. Valdo Alves adiantou que a Secretaria de Estado e Cultura, Esportes e Lazer (Secel) está elaborando um calendário para o local. Está previsto, por exemplo, a realização do Arraial Flor do Maracujá naquela área, uma apresentação tradicional, cultural e folclórica.
O governo criou uma comissão para administrar a área conhecida como Parque dos Tanques, para melhorar e dar outro cunho para o lado cultural. Valdo Alves figura como membro, juntamente com o diretor do Deosp, Abelardo Castro, o coronel Caetano e Francisco de Assis, representando a sociedade organizada. A comissão já se reuniu diversas vezes e tomou algumas decisões.
Foi decidido que a Controladoria Geral de Apoio à Governadoria (CGAG) desmontaria a estrutura péssima existente na área, que o DER asfaltariá o local e que em seguida o Deosp construirá arquibancadas. Assim, a estrutura que existia desapareceu e todo o material catalogado e guardado em um galpão, espera pelas associações beneficentes para receber tudo como donativo.
Valdo Alves esclareceu que houve um entendimento do governo de que a área é muito grande para ser usada apenas para uma exposição agropecuária uma vez por ano, por isso foi decidido instalar um parque multieventos, que abrigará diversas feiras, as que se fizerem necessárias, devendo ser construído um bumbódromo para o Arraial Flor do Maracujá, e também um Centro de Convenções.
“Nossa intenção é que a estrutura seja utilizada diversas vezes no ano, tenha utilidade permanente. A área é muito grande, por isso vamos destinar uma parte para a ecoterapia, que é tratamento na área de fisioterapia utilizando cavalos. Há muitos planos para o local”, detalhou Valdo Alves.
A Comissão vem a público afirmar que:
- No início do ano passado, assim que a gestão do chamado Parque dos Tanques foi reassumida pelo governo, a comissão recém nomeada para gerenciar aquele espaço comunicou à sociedade que a finalidade dele seria se transformar em um Centro de Eventos e Convenções.
- O passo seguinte foi a elaboração do projeto para construção do referido Centro, o qual já se encontra disponível no Deosp (Departamento de Obras e Serviços Públicos).
- A ação seguinte foi a desmobilização da estrutura física existente no Parque dos Tanques, considerada incompatível com o novo projeto. A referida estrutura era tão precária que inclusive foi condenada pelo Corpo de Bombeiros.
- Feitas estas considerações é imperioso informar a sociedade que o Parque dos Tanques encontra-se perfeitamente apto a receber eventos de quaisquer porte e natureza, haja vista a realização, nos próximos dias, de eventos como o Arraial Flor do Maracujá, além outras iniciativas de cunho gospel e axé.
- Por dever e compromisso com os rondonienses o governo decidiu que não firmará convênios este ano com entidades que organizam feiras agropecuárias, haja vista existirem outras prioridades como a questão da saúde e o equilíbrio fiscal do Estado.
- No entanto, o Governo manifesta a intenção de apoiar de forma irrestrita quais iniciativas de realização de eventos - e em especial feiras agropecuárias para o setor produtivo - no Parque dos Tanques, seja cedendo o espaço, seja colaborando na terraplanagem ou através de apoio institucional.
- No ano passado o governo franqueou à Aspro – detentora da marca Expovel – o direto de realizar e organizar a feira. Para 2012 a comissão está à disposição de qualquer empresa interessada na promoção de um evento de perfil agropecuário naquele espaço.
- Por fim, o Governo de Rondônia reafirma seu compromisso de apoiar quaisquer eventos que proporcionem cultura, entretenimento de qualidade ou promovam o desenvolvimento do setor produtivo. E reitera seu compromisso de construir – no prazo mais exíguo possível – na área do Parque dos Tanques um Centro de Eventos e Convenções à altura do anseio da população rondoniense.
Porto Velho, 7 de maio de 2012
Comissão do Parque dos Tanques
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)