Quarta-feira, 27 de outubro de 2010 - 16h41

O candidato ao governo do Estado, Confúcio Moura (PMDB), recebeu o apoio de dois importantes segmentos da economia estadual: o madeireiro e o florestal.
O anúncio aconteceu em reunião na noite de terça-feira (26) com cerca de 100 empresários e profissionais técnicos que atuam na área.
Na ocasião, Confúcio Moura recebeu um documento e assumiu o compromisso de estudar a pauta de reivindicações relacionadas aos dois setores.
Entre as demandas dos setores está a criação de um código florestal estadual, a exemplo do que já acontece no Estado de Santa Catarina.
Madeireiros e técnicos solicitam também a reestruturação da Sedam – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental –, sendo que uma das ações seria a descentralização do órgão para agilizar o atendimento ao público.
As entidades pedem ainda o empenho do futuro governador para resolver problemas referentes a questões fundiárias e de manejo. Atualmente, cerca de 20 mil produtores rurais exercem suas atividades em áreas sem títulos definitivos.
“O objetivo da reunião foi desmentir boatos plantados pelo governo dando conta de que Confúcio trabalhará contra os setores madeireiro e florestal”, disse Ahgair Alves de Araújo, presidente da Ascomarr – Cooperativa de Manejo Sustentável e Reflorestamento de Rondônia.
“A onda do momento é conciliar as atividades produtivas e a preservação ambiental, e isso não é uma questão meramente política. O mercado exige isso hoje. Creio que devemos caminhar nesse sentido”, defendeu Confúcio.
O candidato peemedebista agradeceu o apoio e assegurou que os dois setores receberão tratamento que merecem do governo, a começar pela “reforma” da Sedam, que além de ser descentralizada, será reforçada tecnicamente e desburocratizada.
“Eu fui candidato a deputado estadual e sempre acompanhei Confúcio Moura pelo Estado e posso confirmar que, por onde passou, Confúcio sempre reafirmou o seu compromisso com os setores florestal e madeireiro. É por isso que estamos com ele mais uma vez – já estivemos juntos no primeiro turno”, concluiu Leonel Bertolin.
Fonte: Ascom
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)