Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio: 'Não vou permitir bandalheira no meu governo'



Não vou permitir bandalheira no meu governo. A minha história de vida, a minha atuação parlamentar, a minha administração na prefeitura de Ariquemes me credenciam a fazer um governo esperançoso. Não seremos mais um governo da aventura”, disse o candidato ao governo da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB) Confúcio Moura (PMDB) nesta segunda-feira (06), na entrevista das 11h da TV Alamanda (SBT), em Porto Velho, ocasião em que fez um balanço da sua campanha demonstrando otimismo com o andamento das atividades.

Apontando caminhos para resolver os problemas das áreas de saúde, educação, segurança e geração de emprego e renda, Confúcio Moura disse que trabalhará em parceria com as prefeituras, aí incluída a de Porto Velho. “Destaco esta cidade porque a atual administração estadual abandonou completamente a sua Prefeitura, mas o nosso governo vai resgatar e vitaminar a saúde pública da capital, pois aqui se concentra praticamente 30% da população do Estado, sem contar os que vem de todas as cidades rondonienses em busca de tratamento”, afirmou.

Fazendo uma avaliação da campanha, o candidato peemedebista disse que começou os trabalhos efetivamente no ano passado, quando enfrentou as prévias do seu partido em busca da candidatura, ocasião em que foi aclamado candidato ao governo do Estado pelo PMDB.

“Imediatamente já fizemos um primeiro giro por todas as cidades de Rondônia para conhecer a realidade do Estado e, juntamente com as populações locais, esboçarmos o que viria a ser a nossa plataforma de governo”, revelou.

Confúcio disse que, quando chega nos municípios, encontra lideranças e militâncias dos partidos que compõem a coligação animados e mobilizados. “Todos estão muito envolvidos, o que nos dá a certeza de que vamos para o segundo turno e vamos ganhar essa eleição”, declarou.

Questionado sobre o que a população pode esperar de um futuro governo de Confúcio Moura, afirmou que se apresenta como um candidato de oposição e que se propõe a fazer um governo diferenciado e melhor.

“Vamos fazer um governo planejado, com extrema segurança para a população e para quem quiser investir aqui. Vamos fazer um governo ético, honesto”, garantiu Confúcio.

Confúcio Moura garantiu ainda que vai lutar pela defesa da imagem de Rondônia. “Não vamos permitir que o nosso Estado permaneça sendo destaque na mídia nacional sempre como portador de más notícias. Rondônia não vai continuar sendo esculhambado nacionalmente. Rondônia vai ser destaque sim, mas pelo seu lado bom, belo, produtivo”, argumentou.

SAÚDE

Confúcio Moura disse que precisa resgatar e incrementar a saúde pública em Porto Velho, lembrando que o que o Estado oferece hoje à população em termos de infraestrutura de saúde pública é exatamente o que ele implantou quando foi secretário de Estado da Saúde, há 23 anos. “De lá para cá, o Estado cresceu e a população mais do que dobrou, mas a saúde continua do mesmo tamanho”, avaliou.

“Vamos governar lado a lado com os prefeitos”, disse Confúcio Moura. “Vamos implantar unidades de pronto atendimento nos bairros da capital. E quatro outros no interior. Essas unidades se encarregam dos casos mais simples, leves, o que vai desafogar o João Paulo II e o Hospital de Base – esses, depois de completamente reaparelhados, ficarão para atender as urgências e emergências e os casos mais graves e especializados”, ressalvou.

O peemedebista criticou também a situação de desprezo das autoridades com o que chamou de “serviços básicos de saúde”. “Com pouco dinheiro a gente faz uma revolução através de campanhas educativas e de conscientização. O melhor negócio é investir em prevenção”, insistiu.

Confúcio citou ainda a necessidade de resgatar, reestruturar e reaparelhar os hospitais regionais do interior para acabar com as ambulâncias nas estradas trazendo pacientes para a Capital. “E mais: não adianta fazer bons hospitais no interior se a gente não colocar em cada cidade médicos de todas as especialidades e se a gente não credenciar clínicas de diagnósticos. Atualmente só há clínicas credenciadas em Porto Velho. O paciente vem lá do Cone Sul para cá para realizar exames relativamente simples, quando a gente poderia credenciar boas clínicas em Vilhena, por exemplo, para absorver essa demanda”, ensinou.

SEGURANÇA

“Quando a gente anda pelas ruas de Porto Velho, a gente se espanta com a quantidade de grades nas casas. É um absurdo, mas o cidadão vive preso em sua própria casa”, disse Confúcio Moura, analisando a situação da segurança pública em Rondônia.

Confúcio Moura lembrou que, embora não seja obrigação da prefeitura, quando prefeito de Ariquemes criou a primeira guarda municipal do Estado, reforçando o policiamento tanto no que diz respeito ao combate à criminalidade quanto à violência no trânsito.

Como prefeito, conforme relatou, implantou também um moderno sistema de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, interligadas à Central de Polícia. “O sistema se revelou muito eficaz, uma vez que os índices de criminalidade despencaram em Ariquemes. Esse é um modelo que podemos estender para todo o Estado. A segurança precisa de um choque de gestão. Tem de se estabelecer metas e persegui-las. Tem de se ter muita vontade política para fazer, e eu vou fazer”, garantiu.

EMPREGO E RENDA

“Não podemos permitir que apenas os trabalhadores de fora venham para cá e fiquem com os empregos especializados e bem remunerados, enquanto os nossos jovens ficam apenas com a incumbência de quebrar pedras e carregar cimento nessas grandes obras que estão acontecendo em Porto Velho”, ponderou Confúcio Moura.

O candidato da “Aliança” afirmou que a formação de mão de obra será uma das prioridades do seu governo. “Falta qualidade na nossa educação. Ela é ruim em nosso Estado, e quem está dizendo isso não é o Confúcio Moura, é o MEC através do Ideb. O índice aponta que estamos em terceiro lugar na Amazônia e entre os últimos em todo o país”.

Por fim, Confúcio Moura assegurou que vai investir tanto na melhoria das escolas quanto na abertura de novos estabelecimentos de ensino. “Mas isso de nada vale sem bons professores. Valorizar e qualificar os professores será uma meta permanente do nosso governo. Vamos investir pesado em educação, pois assim a gente economiza em saúde, em segurança pública, ao mesmo tempo em que estaremos investindo na formação de cidadãos honestos e éticos”, concluiu

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)