Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio lamenta falecimento de Helena Erse e lembra pioneirismo familiar na saúde



O candidato ao governo de Rondônia da coligação “Aliança por uma Rondônia Melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), divulgou “Nota de Pesar” e enviou mensagem aos familiares pelo falecimento, na madrugada deste sábado (07), em Porto Velho, de Maria Helena Erse Mendes, irmã do ex-prefeito da Capital rondoniense Chiquilito Erse (falecido em 2001), mãe do secretário Guilherme Erse, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Rondônia, e tia do deputado estadual e candidato à reeleição David Chiquilito (PCdoB).

Informado sobre o ocorrido no município de Cacoal, onde cumpria agenda da campanha eleitoral pela manhã, Confúcio lembrou que Maria Helena era filha de uma das primeiras profissionais de saúde de Porto Velho, a enfermeira Helena Coimbra Erse (casada com Austerliz de Menezes Erse e falecida no ano passado, aos 83 anos de idade), que além de ter trabalhado na Fundação Sesp, foi administradora do Hospital São José e da maternidade Darcy Vargas, tendo ainda inaugurado e administrado o Hospital de Vilhena.

De acordo com Confúcio Moura, que é médico e escritor, ao lado da mãe dona Helena Coimbra, Maria Helena Erse sempre teve uma vida muito atuante na sociedade rondoniense, mesmo antes do irmão Chiquilito entrar na atividade política. Foi casada com o ex-senador e atual deputado federal Rubens Moreira Mendes (PPS), com quem teve, além de Guilherme, os filhos Ricardo e Rodrigo Erse.

Conforme explicou Confúcio, segundo lhe foi informado por colegas médicos, Maria Helena Erse sofria de artrite reumatóide e faleceu em consequência de complicações decorrentes da doença. A “Nota de Pesar” divulgada pelo candidato da “Aliança” ao Palácio Presidente Vargas, na íntegra, é a que se segue:

NOTA DE PESAR

Lamento profundamente o falecimento, na madrugada deste sábado (07), em Porto Velho, de Maria Helena Erse Mendes, mãe do secretário Guilherme Erse (Chefe da Casa Civil do Governo de Rondônia) e tia do deputado estadual David Chiquilito.

Entristecido, compartilho da dor que agora consterna todos os seus amigos e rogo a Deus para que conforte a família enlutada nesta hora difícil.
 

Confúcio Moura

 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)