Sábado, 14 de agosto de 2010 - 09h48
Esta semana, a Caravana da Aliança, encabeçada pelo candidato ao Governo do Estado Confúcio Moura visitou e prestigiou dois dos mais importantes patrimônios históricos e culturais de Rondônia: o Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, e o Duelo da Fronteira, em Guajará-Mirim.
Na quarta-feira, antes do primeiro comício da coligação “Aliança por Uma Rondônia Melhor para Todos” (PMDB/PDT/PRTB/PCdoB/DEM), em Costa Marques, Confúcio Moura fez questão de visitar o Forte Príncipe da Beira, símbolo de soberania nacional e um dos mais importantes patrimônios da história de Rondônia. Lá, Confúcio gravou uma mensagem para todos os rondonienses, que será exibida no horário eleitoral gratuíto, que inicia na próxima semana.
Na sexta, Confúcio Moura, acompanhado pelo Senador Acir Gurgacz (PDT), passou o dia em visitas e reuniões em Guajará-Mirim e à noite prestigiou a abertura do Duelo da Fronteira, dança/desafio entre os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo, também um patrimônio cultural dos mais importantes do Vale do Guaporé.
“Confesso que fico maravilhado e triste ao mesmo tempo. Maravilhado com as riquezas culturais e históricas de nossa terra, de uma multiplicidade de cores e encantos ímpar. Triste pelo estado de abandono em que se encontra todo esses patrimônios e a falta de incentivo a essas riquezas culturais”, disse Confúcio Moura em reuniões com médicos, empresários e lideranças políticas em Guajará.
Universidade
Ainda em Guajará-Mirim, Confúcio Moura visitou o Distrito do Iata, e se disse indignado com o estado de abandono do prédio onde deveria funcionar o Projeto Hotel Escola Modelo de Ecoturismo, fruto de um projeto de lei da deputada federal Marinha Raupp (PMDB). O projeto, destinado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR, teve pedra fundamental lançada em 2004 e a obra concluída em 2006, porém, até hoje, as instalações não foram utilizadas.
“É de ficar indignado com uma obra, um projeto dessa importância para a região, para Rondônia ficar abandonada desse jeito. Já falei e volto a insistir, no meu governo, as cidades do Vale do Guaporé terão uma educação diferenciada, voltada ao ecoturismo, às riquezas naturais. É preciso resgatar nossa história e apoiar nossa cultura. Podemos transformar essa região e torná-la referência não só para o Brasil, mas para o mundo. Basta saber fazer e ter disposição para isso. Eu tenho”, destacou Confúcio.
Fonte: Ascom
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)