Terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 - 16h51
Porto Velho, 22 de fevereiro de 2011 - Para discutir projetos e ações que promovam melhorias na área da saúde, o governador Confúcio Moura, esteve na manhã desta terça-feira (22) na Secretária de Estado da Saúde (SESAU), onde participou de uma reunião com o secretário adjunto, José Batista e técnicos da secretaria.
De acordo com o governador este é o momento de lutar contra o antigo modelo de saúde existente no Estado. “Temos que arrumar tudo internamente, desde a dispersão de medicamentos até o serviço terceirizado”, disse Confúcio.
O governo pretende, no prazo máximo de um ano, organizar a saúde. Neste período devemos fazer uma transição e o Estado deve assumir seu papel, exercendo o serviço de regulador. Neste período vamos tentar reduzir pelo menos a metade da prestação de serviços terceirizados”, afirmou. Segundo João Batista, mais de 50% dos serviços de saúde de Rondônia é terceirizado.
Segundo a assessora da Sesau, Marilene Penatti, no Hospital Infantil Cosme e Damião “mais de 90% dos atendimentos realizados na unidade não são de responsabilidade do Estado e sim ao município”. Para mudar essa realidade a assessora sugeriu que o governo dê apoio aos municípios para a prestação de serviços básicos, pois sozinhos eles não conseguem manter a saúde básica.
Marilene questionou ainda a centralização das unidades. “Tudo o que precisamos pedir temos que enviar ao secretário e isso complica muito o andamento de cada instituição. Se o Hospital Infantil precisa de seringas, encaminhamos o pedido à secretária que levanta junto as outras unidade, para só então fazer o pedido. O prazo planejado para 4 meses, demora 6” exemplificou.
A divisão de responsabilidades para o gestor de cada unidade hospitalar foi uma das soluções apresentadas. Assim, cada gestor ficaria responsável por sua verba e demanda.
Em seguida o governador visitou toda a instalação da Sesau onde foi recebido pelos servidores, que fizeram questão de cumprimentar e tirar fotos com Confúcio.
Fonte: Cristiane Cruz
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)