Sábado, 12 de novembro de 2011 - 16h35
Confúcio Moura iniciou a entrevista agradecendo a oportunidade de prestar esclarecimentos e informar a população sobre seus 11 meses de gestão. Áudio AQUI.
Questionado sobre a saúde, considerada um dos grandes gargalos do Estado, Confúcio disse que errou ao achar que em 90 dias poderia resolver o problema do Pronto Socorro João Paulo II e disse que está trabalhando para humanizar a saúde. “A saúde tem vários setores, os municípios têm suas competências e estamos cooperando com as prefeituras. Assumimos o hospital de Guajará-Mirim, estamos reformando e cedemos médicos às unidades dos municípios. O Hospital Regional de Cacoal que estava apenas com 15 leitos em funcionamento, agora está quase em plenitude. Mas o grande caos é no setor de urgência e emergência. O João Paulo II foi criado para atender uma população menor, tem apenas 150 leitos, só no último final de semana, 85 acidentados deram entrada na unidade”, disse o governador.
O governador disse ainda que em dezembro vai inaugurar uma Unidade de Pronto Atendimento na zona sul da capital, que funciona como um hospital, com internação de até 48 horas. Em janeiro, outra unidade deve ser inaugurada na zona leste, desafogando assim o pronto socorro. Já o Hospital de Urgência e Emergência, a estimativa é que fique pronto em um ano e meio.
Sobre as novidades no setor de créditos, principalmente em relação ao Banco do Povo, o governador destacou a importância de incentivar o crédito para micro e pequenos investidores. “O crédito para o pequeno negócio é muito importante, principalmente para viúva, a mãe de família que sempre dá um jeito para ganhar uma renda, seja vendendo pé-de-moleque ou como manicure. Estamos ampliando o microcrédito para os 52 municípios, através do Banco do Povo. A presidente lançou um programa bem parecido e podemos nos unir e desenvolver ainda mais o programa aqui no Estado”, comentou.
Sobre o Plano FuturRO, Confúcio disse que é um projeto de desenvolvimento social e de resgate, que ele definiu como um poderoso instrumento para sair da pobreza.
Confúcio disse ainda que o orçamento de 2012 foi elaborado dentro do plano de governo, diante dos compromissos assumidos na campanha e destacou a educação. “Vamos fortalecer a educação integral e fiz um desafio para a presidente Dilma, de adotar Rondônia como um laboratório, para criar aqui um modelo de educação e ela aceitou, na próxima semana devo participar de uma audiência em Brasília. Precisamos desenvolver uma educação que sirva de modelo para todo o país, fortalecer a educação no campo, também é nossa meta”.
“Estradas de competência do Estado foram feitas ou estão sendo concluídas. Temos várias obras, trechos maravilhosos e estamos ajudando muito as prefeituras. No próximo dia 18, vamos inaugurar o trecho de Alvorada à Urupá”, anunciou Confúcio ao ser questionado sobre as estradas estaduais. O governador disse ainda que vai estruturar todo o pólo industrial de Porto Velho, que está recebendo industrias grandiosas.
Ainda durante o programa o governador respondeu alguns questionamentos dos ouvintes e recebeu elogios através da interação por telefone, e-mail e mensagens.
Confúcio finalizou agradecendo a oportunidade e aos ouvintes que participaram da entrevista e a todos os rondonienses que trabalham para juntos construir um Estado cada vez melhor.\
Fonte: Decom
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc