Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Confúcio critica hospitais prontos que não funcionam por incompetência do governo


 

O candidato do PMDB ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, reiterou o compromisso de regionalizar o sistema de atendimento público de saúde do Estado, implantando, para isso, unidades pólos hospitalares em municípios estratégicos como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará Mirim.

A declaração foi feita nesta quinta-feira (21), durante comício em Nova Brasilândia.

“Sou oposição a este governo de desmandos, que não dá prioridade ao cidadão, que mente ao afirmar que estão inaugurados e em pleno funcionamento os hospitais regionais de São Francisco e Cacoal, quando a constatação é a de que a incompetência não deixou que uma só pessoa fosse atendida até hoje em qualquer das duas obras”, revelou.

Confúcio Moura disse ainda que o atual governo sempre tratou a saúde com descaso, acrescentando que somente agora, em véspera de eleição, é que seus agentes fazem promessas de melhorar o sistema.

“Não cuidaram da saúde durante quase oito anos em que estiveram no governo, como é que vão cuidar agora? A verdade é que todas essas promessas que já foram feitas e não deram conta de cumprir”, acentuou.

Confúcio Moura - que durante o dia visitou as instalações do Hospital Regional de São Francisco - disse que ninguém, em sã consciência, pode ficar indiferente com tamanho descaso. "O hospital tem uma grande estrutura que necessita somente do apoio do governo para atender a população", afirmou indignado.

“Não podemos permitir que tamanha estrutura esteja abandonada, que pacientes precisem ser transportados para a capital para o atendimento, superlotando os serviços em Porto Velho. Vamos fortalecer o pleno funcionamento dos hospitais de pequeno porte dos municípios”, disse.

Confúcio lembrou ainda que o hospital de Cacoal - outra unidade que a incompetência do governo impede que funcione - sequer é obra desta administração, sendo mais uma mentira do atual governador a afirmação de que teria construído a unidade.

Para Confúcio Moura, será preciso um choque de qualidade gerencial de curto prazo na saúde para garantir atendimento humanizado em médio e longo prazo. Será necessário, conforme explicou, identificar as fragilidades e subsidiar intervenções imediatas para os primeiros noventa dias.

“Vamos colocar em funcionamento toda a estrutura disponível de média e alta complexidade que estão inoperantes por falta de material, de profissionais e de equipamentos. Vamos dar um basta à incompetência”.

Acompanhado do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB e reeleitos, além dos deputados estaduais eleitos Adelino Follador (DEM) e Edvaldo Soares (PMDB), Confúcio Moura comandou uma maratona de carreatas que percorreu dos municípios de Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e São Miguel, no Vale do Guaporé e em São Felipe e Primavera de Rondônia na região da Zona da Mata.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou projetos de emenda à constituição, de lei complementar, além projetos de lei, durante as sessões ordiná

Governo de Rondônia prorroga pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Governo de Rondônia prorroga pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão ordinária da última terça-feira (28), a mensagem do governo do estado, que prorroga o p

Apenas São Lucas recusa antecipação de colação de grau na área de saúde

Apenas São Lucas recusa antecipação de colação de grau na área de saúde

A despeito de toda a mobilização da sociedade rondoniense, por meio de seus representantes no parlamento estadual, para dotar o sistema de saúde de

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Preocupado com o crescimento dos casos de infecção pela Covid-19, o deputado estadual Anderson Pereira (Republicanos) encaminhou ao governador do es