Sexta-feira, 22 de outubro de 2010 - 15h33
O candidato do PMDB ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, reiterou o compromisso de regionalizar o sistema de atendimento público de saúde do Estado, implantando, para isso, unidades pólos hospitalares em municípios estratégicos como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará Mirim.
A declaração foi feita nesta quinta-feira (21), durante comício em Nova Brasilândia.
“Sou oposição a este governo de desmandos, que não dá prioridade ao cidadão, que mente ao afirmar que estão inaugurados e em pleno funcionamento os hospitais regionais de São Francisco e Cacoal, quando a constatação é a de que a incompetência não deixou que uma só pessoa fosse atendida até hoje em qualquer das duas obras”, revelou.
Confúcio Moura disse ainda que o atual governo sempre tratou a saúde com descaso, acrescentando que somente agora, em véspera de eleição, é que seus agentes fazem promessas de melhorar o sistema.
“Não cuidaram da saúde durante quase oito anos em que estiveram no governo, como é que vão cuidar agora? A verdade é que todas essas promessas que já foram feitas e não deram conta de cumprir”, acentuou.
Confúcio Moura - que durante o dia visitou as instalações do Hospital Regional de São Francisco - disse que ninguém, em sã consciência, pode ficar indiferente com tamanho descaso. "O hospital tem uma grande estrutura que necessita somente do apoio do governo para atender a população", afirmou indignado.
“Não podemos permitir que tamanha estrutura esteja abandonada, que pacientes precisem ser transportados para a capital para o atendimento, superlotando os serviços em Porto Velho. Vamos fortalecer o pleno funcionamento dos hospitais de pequeno porte dos municípios”, disse.
Confúcio lembrou ainda que o hospital de Cacoal - outra unidade que a incompetência do governo impede que funcione - sequer é obra desta administração, sendo mais uma mentira do atual governador a afirmação de que teria construído a unidade.
Para Confúcio Moura, será preciso um choque de qualidade gerencial de curto prazo na saúde para garantir atendimento humanizado em médio e longo prazo. Será necessário, conforme explicou, identificar as fragilidades e subsidiar intervenções imediatas para os primeiros noventa dias.
“Vamos colocar em funcionamento toda a estrutura disponível de média e alta complexidade que estão inoperantes por falta de material, de profissionais e de equipamentos. Vamos dar um basta à incompetência”.
Acompanhado do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB e reeleitos, além dos deputados estaduais eleitos Adelino Follador (DEM) e Edvaldo Soares (PMDB), Confúcio Moura comandou uma maratona de carreatas que percorreu dos municípios de Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e São Miguel, no Vale do Guaporé e em São Felipe e Primavera de Rondônia na região da Zona da Mata.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade
O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

A tão aguardada torre de telefonia 5G do distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), já está oficialmente em funcionamento. A ativação do sinal repres

Um investimento de R$ 2.582.000,00 já foi oficialmente empenhado pelo Governo de Rondônia para a aquisição de um ônibus semi-leito, que será utiliza
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)