Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio critica hospitais prontos que não funcionam por incompetência do governo


 

O candidato do PMDB ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, reiterou o compromisso de regionalizar o sistema de atendimento público de saúde do Estado, implantando, para isso, unidades pólos hospitalares em municípios estratégicos como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará Mirim.

A declaração foi feita nesta quinta-feira (21), durante comício em Nova Brasilândia.

“Sou oposição a este governo de desmandos, que não dá prioridade ao cidadão, que mente ao afirmar que estão inaugurados e em pleno funcionamento os hospitais regionais de São Francisco e Cacoal, quando a constatação é a de que a incompetência não deixou que uma só pessoa fosse atendida até hoje em qualquer das duas obras”, revelou.

Confúcio Moura disse ainda que o atual governo sempre tratou a saúde com descaso, acrescentando que somente agora, em véspera de eleição, é que seus agentes fazem promessas de melhorar o sistema.

“Não cuidaram da saúde durante quase oito anos em que estiveram no governo, como é que vão cuidar agora? A verdade é que todas essas promessas que já foram feitas e não deram conta de cumprir”, acentuou.

Confúcio Moura - que durante o dia visitou as instalações do Hospital Regional de São Francisco - disse que ninguém, em sã consciência, pode ficar indiferente com tamanho descaso. "O hospital tem uma grande estrutura que necessita somente do apoio do governo para atender a população", afirmou indignado.

“Não podemos permitir que tamanha estrutura esteja abandonada, que pacientes precisem ser transportados para a capital para o atendimento, superlotando os serviços em Porto Velho. Vamos fortalecer o pleno funcionamento dos hospitais de pequeno porte dos municípios”, disse.

Confúcio lembrou ainda que o hospital de Cacoal - outra unidade que a incompetência do governo impede que funcione - sequer é obra desta administração, sendo mais uma mentira do atual governador a afirmação de que teria construído a unidade.

Para Confúcio Moura, será preciso um choque de qualidade gerencial de curto prazo na saúde para garantir atendimento humanizado em médio e longo prazo. Será necessário, conforme explicou, identificar as fragilidades e subsidiar intervenções imediatas para os primeiros noventa dias.

“Vamos colocar em funcionamento toda a estrutura disponível de média e alta complexidade que estão inoperantes por falta de material, de profissionais e de equipamentos. Vamos dar um basta à incompetência”.

Acompanhado do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB e reeleitos, além dos deputados estaduais eleitos Adelino Follador (DEM) e Edvaldo Soares (PMDB), Confúcio Moura comandou uma maratona de carreatas que percorreu dos municípios de Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e São Miguel, no Vale do Guaporé e em São Felipe e Primavera de Rondônia na região da Zona da Mata.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)