Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio assina termo adesão ao Minha Casa, Minha Vida 2


O governador Confúcio Moura assina, nesta quinta-feia (15), às 11h30, no gabinete do ministro das Cidades, o termo de adesão do programa Minha Casa, Minha Vida - Fase 2, do Governo Federal, a fim de ampliar o acesso à moradia de interesse social no Estado. A adesão viabilizará a construção em Rondônia de 5.136 unidades habitacionais, destinadas às famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil, utilizando recursos do Fundo de Arrendamento Residencial - FAR.

"O compromisso deste governo, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, responsável pela habitação de interesse social, é possibilitar a população de menor renda moradias seguras e confortáveis que possuam infraestrutura como água, esgoto, luz, asfalto e facilidade de acesso aos serviços públicos, como saúde, educação, segurança e transporte", afirma Cláudia Moura, secretária da SEAS.

A secretária destaca que o aporte de recursos do Estado para viabilizar o programa em Rondônia está previsto nos investimentos do Plano FutuRO, lançado em 19 de outubro deste ano, voltado à superação da pobreza e erradicação da extrema pobreza.

No termo que será assinado estão estabelecidas as responsabilidades do governo do Estado na execução do programa que contempla cidades com população igual ou superior a 50 mil habitantes. O governo do Estado participará com contrapartida sob a forma de aportes financeiros ou fornecimento de bens, serviços ou obras.

Além de participar com a contrapartida, o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social, atuará diretamente no cadastramento das famílias e seleção dos beneficiários finais, observando os critérios de elegibilidade e seleção nacional e estadual, assim como os prazos definidos em normativo específico. Terão prioridade no atendimento famílias que residem em área de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias, cujas mulheres sejam as responsáveis pela unidade familiar; famílias que tenham pessoas com deficiência, respeitando a cota de 3% para idosos e 3% para pessoas com deficiência, além de outros critérios a serem adotados a nível estadual.

"A assinatura deste termo reduzirá o déficit habitacional que se concentra na faixa de renda de até três salários e ratificará o compromisso assumido com a comunidade rondoniense nas ações sociais, em especial, as relacionadas à habitação de interesse social", enfatiza a secretária.

Além do governador participarão da cerimônia os prefeitos de Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho, que também vão aderir ao Programa Minha Casa Minha Vida - Fase 2, a partir da assinatura do novo termo, visto que os termos assinados antes da portaria 465 de 3 de outubro de 2011 perderam a validade.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)