Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio assina protocolo para construção Hospital Câncer



“Este protocolo marca o início de uma importante parceria do governo de Rondônia com o Hospital de Câncer de Barretos”, disse o governador Confúcio Moura, ao assinar, na última segunda-feira, o pré-convênio que prevê a implantação de uma unidade do hospital em Porto Velho.

A obra está orçada em R$ 3,8 milhões, dinheiro que o executivo estadual terá que repassar. “Com a construção do hospital em Porto Velho, os gastos do governo com as passagens no TFD (Tratamento Fora de Domicilio) serão reduzidos em 53%. Hoje gastamos aproximadamente R$ 18 milhões de reais em tratamento com pacientes que se deslocam para outros Estados”, lembrou o governador.

Com o convênio, o Hospital de Câncer de Barretos assumirá a gestão do Hospital de Base. “Uma situação inédita na história do Estado e do Centro”, destacou o diretor do Hospital de Barretos, Henrique Prata. Assim que estiver concluído, o Hospital de Câncer de Rondônia atenderá principalmente os casos como câncer do colo de útero, de mama, cabeça e pescoço, que são os mais diagnosticados na população do Estado. “Os casos mais avançados da doença continuarão sendo enviados a Barretos”, disse Prata.

“Devido à falta de atendimento adequado, 97% dos pacientes com câncer em Rondônia são encaminhados para Barretos, mas a expectativa é que com a construção do hospital essa demanda caia em torno de 10 a 15%”, comenta o médico e chefe do setor de oncologia do Hospital de Base, Carlos Alexandre

O Hospital de Câncer de Rondônia contará com 24 leitos, sendo quatro salas cirúrgicas destinadas à oncologia. As obras estão previstas para começar em no máximo 20 dias. De acordo com o diretor do Hospital de Base, Jean Negreiros, o hospital funcionará atrás do setor psiquiátrico. “A idéia inicial é a criação de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia nos mesmos moldes do existente em Barretos. “O município de Ji-Paraná também receberá um hospital do Câncer. Lá, a unidade funcionará apenas com prevenção”, disse Henrique Prata.

Corpo Clínico

Outro convênio que ainda deverá ser assinado será para estudar o valor a ser gasto pelo hospital em Porto Velho. Os médicos que atuarão no Hospital de Câncer de Rondônia serão selecionados e passarão por um intercâmbio com os colegas de Barretos. Passo a passo eles apreenderão com a experiência adquirida a lidarem com os pacientes.

Fonte: Emerson Barbosa - DRT/RO 897 / Decom


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)