Quarta-feira, 12 de novembro de 2008 - 12h14
A Conferência Nacional dos Advogados, que está acontecendo de 11 a 15 de novembro em Natal (RN) se constitui em excelente oportunidade para debater aquelas bandeiras mais caras à sociedade brasileira. A opinião é do presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, acrescentando que os debates ali desenvolvidos ratificam a posição que a advocacia rondoniense vem adotando de extrapolar as ações da Ordem além da defesa da categoria.
"Tenho dito que não acho justo o advogado guardar para si e utilizar apenas na defesa de seus clientes o vasto conhecimento que adquire durante os cinco anos na faculdade de Direito. Temos de dar nossa contribuição para o engrandecimento da sociedade e temos feito isso através de palestras em escolas e entidades de classe, priorizando a questão da conscientização política porque entendemos que com isso será possível dá um salto de qualidade na representação popular", afirma o presidente da OAB Rondônia.
Hélio Vieira foi designado pela coordenação para presidir, nesta quinta-feira, 13, o painel 14 da Conferência, que vai debater sobre os Direitos Esquecidos, terá como palestrante jurista de renome como Dalmo Dallari e vai abordar temas como proteção dos defensores dos direitos humanos; questão indígena no Brasil; proteção dos saberes tradicionais e as ameaças de globalização; constituição e proteção de grupos vulneráveis; e as ações afirmativas nos 20 anos da Constituição. A comitiva de Rondônia na XX Conferência Nacional dos Advogados é composta por cerca de 290 advogados.
A expectativa da advocacia rondoniense é a de que a Conferência venha fortalecer essa opção da OAB de se voltar mais para a defesa da sociedade. "Em grande parte, os atuais dirigentes da OAB fazem parte da nova geração e percebo que essa tendência de trazer a Ordem para mais próximo da sociedade está acontecendo em todo o Brasil. Isso revitaliza a instituição e serve de ânimo para ao engajamento dos jovens advogados", acentua Hélio Vieira, para quem a sociedade só tem a ganhar com essas ações afirmativas da advocacia brasileira.
Fonte: Ascom/OAB-RO
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)