Sábado, 28 de julho de 2007 - 20h12
O segundo dia da 3ª Conferência Municipal das Cidades, realizada pela Prefeitura de Porto Velho, lotou o auditório do Sest-Senat na manhã desta sexta- feira (27). Depois do credenciamento, centenas de participantes assistiram a um balanço das conferências anteriores e a leitura do regimento interno da conferência.
O primeiro painel, "Síntese da Gestão Territorial, Municipal e Investimentos em Desenvolvimento Urbano", idealizado pelos representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), levantou vários questionamentos. Outro painel sobre o mesmo tema, abordou a Habitação e Regularização Fundiária. Na parte da tarde, a engenheira da Caerd, Débora Maria Medina apresentou os vários tópicos e entendimentos sobre o Saneamento, ainda dentro do tema "Investimentos em Desenvolvimento Urbano". Os participantes conheceram as diretrizes, projetos e sugestões para o Plano Diretor de Porto Velho, que engloba desde a Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades, as intervenções Urbanas e a Integração de Políticas, os Recursos, o Controle Social, a Capacidade e Forma de Gestão das Cidades, a Capacidade Administrativa e de Planejamento e Estrutura Institucional, além da receita municipal e a forma de aplicação desta receita.
No sábado, último dia do evento, os participantes vão formar os grupos temáticos para discutir e sistematizar o que foi apresentado durante a conferência. Em um relatório final, os conferencistas vão registrar as sugestões e discussões em torno dos temas apresentados. Ainda no final da tarde, os participantes elegem os delegados para a conferência estadual e o Comitê Pró-Conselho.
O secretário municipal de Planejamento, Israel Xavier, fez a primeira avaliação da conferência e considerou que a boa participação do público demonstra o interesse da população em fazer parte efetivamente das possíveis soluções para os problemas de infra-estrutura do município. "A participação dos vários segmentos como instituições públicas, sindicatos, empresas particulares, organizações não-governamentais, é muito importante neste momento em que o município precisa discutir principalmente as soluções para os problemas que a infraesrutua da cidade ainda apresenta", disse Xavier.
Fonte: Nara Vargas
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru
A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO
O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher
A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)