Sábado, 28 de julho de 2007 - 20h12
O segundo dia da 3ª Conferência Municipal das Cidades, realizada pela Prefeitura de Porto Velho, lotou o auditório do Sest-Senat na manhã desta sexta- feira (27). Depois do credenciamento, centenas de participantes assistiram a um balanço das conferências anteriores e a leitura do regimento interno da conferência.
O primeiro painel, "Síntese da Gestão Territorial, Municipal e Investimentos em Desenvolvimento Urbano", idealizado pelos representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), levantou vários questionamentos. Outro painel sobre o mesmo tema, abordou a Habitação e Regularização Fundiária. Na parte da tarde, a engenheira da Caerd, Débora Maria Medina apresentou os vários tópicos e entendimentos sobre o Saneamento, ainda dentro do tema "Investimentos em Desenvolvimento Urbano". Os participantes conheceram as diretrizes, projetos e sugestões para o Plano Diretor de Porto Velho, que engloba desde a Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades, as intervenções Urbanas e a Integração de Políticas, os Recursos, o Controle Social, a Capacidade e Forma de Gestão das Cidades, a Capacidade Administrativa e de Planejamento e Estrutura Institucional, além da receita municipal e a forma de aplicação desta receita.
No sábado, último dia do evento, os participantes vão formar os grupos temáticos para discutir e sistematizar o que foi apresentado durante a conferência. Em um relatório final, os conferencistas vão registrar as sugestões e discussões em torno dos temas apresentados. Ainda no final da tarde, os participantes elegem os delegados para a conferência estadual e o Comitê Pró-Conselho.
O secretário municipal de Planejamento, Israel Xavier, fez a primeira avaliação da conferência e considerou que a boa participação do público demonstra o interesse da população em fazer parte efetivamente das possíveis soluções para os problemas de infra-estrutura do município. "A participação dos vários segmentos como instituições públicas, sindicatos, empresas particulares, organizações não-governamentais, é muito importante neste momento em que o município precisa discutir principalmente as soluções para os problemas que a infraesrutua da cidade ainda apresenta", disse Xavier.
Fonte: Nara Vargas
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade
O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

A tão aguardada torre de telefonia 5G do distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), já está oficialmente em funcionamento. A ativação do sinal repres

Um investimento de R$ 2.582.000,00 já foi oficialmente empenhado pelo Governo de Rondônia para a aquisição de um ônibus semi-leito, que será utiliza
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)